O Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), participou nesta sexta-feira (26) da 18ª edição do Encontro de Líderes, promovido pela Comunitas, em São Paulo. Durante o evento ele fez um forte pronunciamento sobre a legislação penal brasileira, defendendo o endurecimento das leis como única forma de combater a violência e a sensação de impunidade no país.
Mendes criticou a "sensação (real) de impunidade" e a leniência da justiça ao comparar o cenário social com o sistema prisional.
"Enquanto jovens usam tornozeleira fake como símbolo de status, os criminosos de verdade cumprem um sexto da pena e ainda saem da cadeia rindo da cara da sociedade. Olha o que a sensação (real) de impunidade gerou nesse país!"
Comparação internacional e lei penal
O governador argumentou que a brandura das leis brasileiras é a principal responsável por manter o país entre os mais violentos do mundo.
"Todos os 20 países mais seguros do mundo já tiveram penas muito duras para crimes graves e corrupção. Enquanto isso, o Brasil com suas leis frouxas continua entre os 20 mais violentos," escreveu.
Mauro Mendes foi enfático ao afirmar que "ficar fazendo o possível não resolve" e que a solução exige que o país "endureça as leis e encare esse problema de frente".
O governador reafirmou a postura de seu estado na segurança pública, citando a política de "tolerância zero com a bandidagem" e os investimentos feitos para combater o crime em Mato Grosso. No entanto, ele salientou que a mudança definitiva só virá ao "acabar com a impunidade" na legislação federal. (com UNICA NEWS)
Copyright © Todos os direitos reservados