A vice-prefeita de Cuiabá, coronel Vânia (Novo), vai assumir o comando do Palácio Alencastro pela primeira vez durante a viagem do prefeito Abilio Brunini (PL) aos Emirados Árabes Unidos, que ocorrerá de 27 a 29 de outubro. O gestor foi convidado oficialmente para participar da Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025 (2025APCS) & Fórum de Prefeitos, na Expo City Dubai.
A viagem abre espaço para que Vânia, ex-secretária de Mobilidade Urbana, assuma a prefeitura em meio a um momento de busca por maior protagonismo político. Exonerada da segunda secretaria que comandava em agosto, a vice anunciou que pretende reativar a estrutura da vice-prefeitura, extinta desde 2020, para garantir autonomia dentro da administração municipal.
Em coletiva de imprensa, no dia 12 de setembro, ela afirmou que hoje o cargo de vice não possui funções definidas, mas destacou estar construindo, junto ao prefeito e ao secretário de Governo, Ananias Filho, alternativas para fortalecer sua atuação.
Agenda internacional
O convite, assinado pela ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes e CEO da Expo City, Reem Al Hashimy, destaca Cuiabá e Mato Grosso como protagonistas em inovação e desenvolvimento. Apenas 15 prefeitos brasileiros foram selecionados para o evento. As passagens serão custeadas pela embaixada dos Emirados.
A comitiva municipal também será composta pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros. Após a cúpula em Dubai, Abilio também participará, em novembro, da China International Import Expo (CIIE 2025), uma das maiores feiras de importação e exportação do mundo. A viagem deve aproximar Cuiabá de fundos soberanos, líderes do setor agroalimentar e representantes da segurança alimentar.
“Esse convite reforça que Cuiabá vive um novo momento, de se abrir para o mundo e se consolidar como um polo estratégico para investimentos. Nessa viagem é possível fechar parcerias em infraestrutura, logística e agroindústria”, disse Abilio.
Copyright © Todos os direitos reservados