Vandalismo adia entrega de Centro Médico Infantil e danifica Pronto-socorro de Cuiabá

Vandalismo adia entrega de Centro Médico Infantil e danifica Pronto-socorro de Cuiabá Secom Cuiabá

Após a detecção da equipe técnica da manutenção de um vazamento provocado por atos de vandalismo identificados na manhã desta quarta-feira (8), pacientes tiveram que ser transferidos do Pronto-socorro de Cuiabá e o Centro Médico Infantil teve sua data de entrega adiada. Um boletim de ocorrência foi registrado pela diretoria da unidade e o caso será investigado pela Polícia Civil.

A Prefeitura também determinou a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), caso seja constatada a participação de servidores públicos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os danos foram identificados em encanamentos e ralos novos, recém-colocados no Centro Médico Infantil (CMI) e na estrutura do pronto-socorro. Os problemas hidráulicos, provocados de forma intencional, comprometeram parte do sistema que atende também o antigo Pronto-Socorro, o que levou à necessidade de reagendamento de cirurgias e remanejamento de pacientes.

No total, 14 pacientes da enfermaria 3 precisaram ser transferidos para leitos de reserva cirúrgica, resultando na suspensão temporária de internações para cirurgias eletivas. Outro vazamento na enfermaria 2 obrigou a transferência de 13 pacientes para a enfermaria 3, que foi rapidamente recuperada para manter os atendimentos.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, classificou o episódio como grave e lamentável. “Vamos identificar quem danificou os encanamentos. Essa ação é vista com muita preocupação, porque impactou diretamente os pacientes e interrompeu até cirurgias. Não compactuamos com qualquer atitude que coloque em risco a saúde pública”, afirmou.

O prefeito Abilio Brunini também se manifestou sobre o caso, garantindo que todas as medidas legais serão tomadas. “Estamos tratando esse episódio com total seriedade. A Prefeitura não vai tolerar sabotagem ou vandalismo dentro de unidades de saúde. Vamos identificar os responsáveis e responsabilizá-los conforme a lei”, destacou.

A gestão municipal reforçou que, apesar do ocorrido, as equipes trabalham para garantir a normalização dos atendimentos e a entrega do novo CMI dentro do prazo, assegurando qualidade e segurança à população cuiabana. (COM PREFEITURA DE CUIABÁ)