Após morte de menino de 9 anos, a prefeita de VG lança operação contra linha chilena, a linha com cerol

Após morte de menino de 9 anos, a prefeita de VG lança operação contra linha chilena, a linha com cerol SECOM VG

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), lançou nesta semana a Operação Céu Azul, com o objetivo de reforçar a fiscalização contra o uso de cerol e linha chilena em pipas. A ação ocorre após a morte do menino Davi Almeida Franco, de apenas 9 anos, que foi atingido por uma linha cortante enquanto andava de bicicleta no último domingo (26), no bairro Cristo Rei.

“Davi perdeu a vida andando de bicicleta, com uma linha chilena ou cerol, não teve chance de sobreviver. Por isso, reforçamos a fiscalização com a Guarda Municipal de Várzea Grande. A Operação Céu Azul vai coibir o uso e manuseio de cerol e linha chilena, que já são proibidos no município”, afirmou a prefeita em suas redes sociais.

Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Louriney dos Santos, todas as pessoas que estiverem soltando pipas, sejam adultos ou crianças, serão abordadas. Caso seja identificado o uso de linhas cortantes, a pessoa será conduzida para uma delegacia.

“Ninguém será poupado da responsabilização. Vamos fiscalizar diariamente todas as áreas onde pipas são soltas e, se houver linha chilena ou cerol, o infrator será conduzido imediatamente para a delegacia”, explicou o secretário.

O comandante da Guarda Municipal, Juliano Lemos, reforçou o alerta: “Criança, não solte pipa com linha chilena nem linha de cerol. É proibido por lei. Pais, fiquem atentos, porque a fiscalização será rigorosa”.

O uso de cerol ou linha chilena é proibido em Mato Grosso desde 2008, com pena de apreensão do material e multa. No Congresso Federal, tramita um Projeto de Lei que prevê tornar crime a produção, venda, compra, posse e uso de cerol em áreas públicas, com detenção para infratores. No entanto, o texto está parado no Senado desde outubro do ano passado.

 

 

( COM UNICA NEWS)