PT de Mato Grosso repudia operação da polícia no Rio de Janeiro

PT de Mato Grosso repudia operação da polícia no Rio de Janeiro ARQUIVO PT

O PT de Mato Grosso mostrou sua revolta  e indignação com a Operação no Rio de Janeiro em suas redes sociais com uma nota, repudiando a ação desumana e desproporcional adotada pelo governo do Rio de Janeiro.

Veja a nota na íntegra:

 

NOTA DE REPÚDIO!

O Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso manifesta seu mais profundo repúdio à chacina ocorrida terça (28), no Rio de Janeiro, que resultou na morte de mais de uma centena de pessoas, entre civis, policiais e supostos criminosos.

Sob o pretexto de combater o crime organizado, o que se viu foi uma ação desumana e desproporcional, marcada por abuso de autoridade e desprezo pela vida, sobretudo das populações mais vulneráveis. Essa tragédia escancara a falência de uma política de segurança baseada na violência, que insiste em substituir inteligência, investigação e prevenção social por execuções sumárias e operações midiáticas.

Causa ainda mais indignação o fato de o governador do Rio de Janeiro ter se recusado a apoiar a PEC da Segurança Pública, uma proposta de emenda constitucional que busca fortalecer as forças de segurança dos estados com integração, tecnologia e respeito aos direitos humanos.

O PT de Mato Grosso repudia qualquer tentativa de instrumentalizar tragédias humanas para fins políticos e alerta para a possibilidade de que ações como essa sejam usadas para desestabilizar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vem recolocando o Brasil no caminho da justiça social, do crescimento econômico e da credibilidade internacional.

Reafirmamos nosso compromisso com a defesa intransigente da vida, dos direitos humanos e da democracia. O país precisa de paz, educação, emprego e oportunidades, e não de mais violência.