Sem alardes, Roberto França vem "costurando" as bases para sua candidatura a prefeito de Cuiabá
|
15/06/2019 - 22:45
rf
Por Mário Marques de Almeida
Sondado por lideranças partidárias, o ex-prefeito de Cuiabá, Roberto França, há dias vem analisando a possibilidade de ser candidato a prefeito nas eleições de 2020.
Cauteloso, França vem fazendo consultas, por enquanto de bastidores e sem alardes, para “sentir” a viabilidade e aceitação do seu nome junto às principais forças políticas.
Na avaliação de pessoas próximas a ele, sua intenção, caso se decida realmente pela candidatura, é aglutinar um número significativo de representantes dos vários segmentos da sociedade cuiabana em torno de seu nome.
“O sonho dele é voltar ao comando da Capital como um gestor para unificar, somar e multiplicar forças para solucionar os graves problemas de Cuiabá em setores como o da saúde e resgatar algumas realizações que ele não pode concluir quando administrou Cuiabá”, afirma a fonte.
No entanto, como em política segredo não dura muito tempo, as conversas reservadas do ex-prefeito sobre vir a entrar na disputa de 2020 já estão tendo resultados concretos, e Roberto França já recebeu o convite oficial do PSB para ser candidato a prefeito.
O convite foi formulado pelo deputado Max Russi, principal líder da legenda socialista em Mato Grosso.
Russi está numa empreitada de reerguer o PSB no Estado e nesse sentido se empenha em ter candidaturas próprias em pelo menos 50 cidades, principalmente naquelas consideradas polos, a exemplo de Cuiabá – a maior de todas.
Trajetória
Radialista de profissão e hoje apresentador de um programa de TV, “Resumo do Dia”, França iniciou sua carreira política como vereador de Cuiabá na década de 70; foi deputado estadual por quatro mandatos, quando ocupou, respectivamente, a presidência e a primeira secretaria da Assembleia Legislativa; ex-deputado federal e ex-prefeito reeleito da Capital.
É um político habilidoso e com bom trânsito junto às principais correntes políticas de Cuiabá e Mato Grosso.