Pivetta está sem "paciência" para Ibama; Barranco ironiza inércia de 6 anos do Estado
|
20/05/2024 - 17:30
Estadão Mato Grosso
Após o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicano) dizer que a sua "paciência está no limite" com os órgãos Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) devido a uma morosidade na liberação de licenças para dar início às obras no trecho do "Portão do Inferno", na MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) saiu em defesa do governo Lula e lembrou que o governo de Mato Grosso possuía uma delegação de competência que valeu entre os anos 2017 ao final de 2023 sobre o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
"Estamos aguardando o pronunciamento do ICMBio e Ibama. A paciência está no limite, mas aguardando porque afinal de contas é obrigação deles conceder a licença para começarmos a obra", disse Pivetta, lembrando que a demora para liberar as licenças prejudica "a população chapadense e mato-grossense [maiores prejudicados] nessa ordem e todos os brasileiro que já não suportam mais a morosidade e a falta de objetividade do governo federal", continuou Pivetta.
Por outro lado, Valdir Barranco, classificou o governo de Mato Grosso como "empáfia" por não reconhecer que tiveram seis anos para realizar a obra e cita que o governo estadual "não possui moral" para criticar o governo Lula, pois tem escândalo de corrupção na Saúde do Estado.
"Essa empáfia do governo do Estado, do vice-governador Pivetta, quando ele diz que o governo é super-competente e o goveno Lula é super-incompetente. Isso é berrante, pra gado bolsonarista. Eu quero dizer sobre o Portão do Inferno, onde ele diz que está perdendo a paciência com os órgãos. Ele demorou para perder a paciência, porque a delegação e atribuição para fazer gestão sobre as questões ambientais do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães ficou delegada à Sema (Meio Ambiente do Estado) de 2017 a 2023, e porque eles não fizeram o trabalho deles em 6 anos? Perderam o prazo e não requereram o aditamento para continuarem sendo os responsáveis pelas questões ambientais do Parque? Eles achavam que o Estado ganharia o certame licitatório para gerenciar o parque e perderam. E agora, ficam com essa conversa fiada e mimimi, Esse governo do estado é cheio de problemas e cheio de corrupção com duas operações da Polícia Civil, na Saúde e envolve recursos federais e a denúncia vai para o MPF (Ministério Público Federal)", rebateu o petista.
No último dia 07 de maio, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, afirmou que o Ibama deve emitir licenças ambientais para dar início à obra em até 30 dias.
VEJA VÍDEOS:
VÍDEO