- Home Page
- Política
- Barranco: "não indicamos secretários no Governo; Janaina já tem 13 assinaturas"
Barranco: "não indicamos secretários no Governo; Janaina já tem 13 assinaturas"
|
19/07/2024 - 09:46
Reprodução
Presidente estadual do PT, o deputado estadual Valdir Barranco, lamentou que o governador Mauro Mendes (União) esteja articulando para que o deputado Beto Dois a Um (União) seja o próximo a ocupar o cargo de primeiro-Secretário da Assembleia Legislativa, atropelando a deputada Janaina Riva (MDB), que vem articulando assumir o cargo há mais de ano.
"Eu tenho ouvido que o governador está empenhado em retirá-la (Janaina Riva) e colocar na Primeira-Secretaria o deputado Beto Dois a Um. Eu já me manifestei, eu acho que isso é um absurdo. Nenhum deputado indica secretário, pois quem indica é o governador e o governador não pode vir aqui agora dizer quem vai sentar na cadeira do parlamento. Aqui quem tem que decidir somos nós. Aqui não tem ninguém que é principiante. Todo mundo que está aqui, todos os vinte e quatro, tem uma trajetória de vida política e ninguém aqui vai aceitar isso. Eu acho que a minoria pode até aceitar, mas eu tenho visto uma coesão da maioria. Já tivemos três reuniões, eu não tive a oportunidade de participar somente da última, mas nós temos, inclusive, um documento com o comprometimento de 13 deputados com a Janaína e com o Max", comentou.
Ele conta que na última reunião do grupo que apoia Janaina, o deputado Wilson Santos (PSD) "enquadrou" o deputado Max Russi, que é consenso para assumir a presidência do Parlamento.
"Na última reunião, o Wilson foi muito duro com o Max, no sentido de dizer, olha, Max, nós estamos te entregando uma lista com 13 assinaturas que também são para você, fora os outros, a sua assinatura que não tá aqui, do Eduardo Botelho que não tá aqui, Então, agora é hora de você também fazer um esforço, de falar pro governador que não vai ficar bom se ele continuar, não vai ficar bom pra ele, inclusive porque ele tá mexendo com a base. Agora, caso contrário, também começa a ficar ruim, até pro próprio presidente Max, que hoje é consenso", comentou.
Para o petista, é muito ruim para o Parlamento não ter autonomia nem para escolher quem vai comandar a Casa e fragiliza o parlamento. Ainda, que o governador vai estar "garantindo" a criação de uma base de oposição forte contra ele, inclusive, lembra que a CPI da Saúde que tem assinaturas para a sua abertura poderá ganhar mais 2, caso ele crie desavenças por causa da Mesa Diretora.
"É muito ruim você fazer isso, porque fragiliza o parlamento. O governador, de todo jeito, não vai ter oposição aqui, porque a Janaina também é da base. Ele está preocupado com 2026. Eu acho que é uma besteira da parte dele, ele achar que a Janaína, na condição de primeira-secretária vai fortalecer e vai retirá-lo da disputa para ao Senado. Se ele começar a ficar preocupado com isso, daqui a pouco ele vai ficar fora de vez mesmo, porque ele vai comprar uma briga aqui dentro, ele sempre teve uma situação muito tranquila, nunca teve nada aqui contra o governo, a oposição, inclusive a gente tem grande dificuldade, porque a base é muito consolidada, Mas se ele começa a fazer isso, daqui a pouco ele começa a criar rusgas aqui e a gente pode avançar, por exemplo, na CPI da Saúde, que a gente tem seis assinaturas, falta duas, podemos conseguir essas duas também", avisou Barranco.