- Home Page
- Política
- Para Max Russi, Janaina "fez bem" em não participar da Mesa Diretora: "sairia menor"
Para Max Russi, Janaina "fez bem" em não participar da Mesa Diretora: "sairia menor"
|
12/08/2024 - 13:43
Reprodução
O presidente eleito da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), avalia que a deputada Janaina Riva (MDB) "fez bem" em não participar da composição da chapa eleita para a Mesa Diretora em outro cargo que não fosse a Presidência ou a Primeira Secretaria. Isso porque, segundo o parlamentar, os demais cargos deixariam a emedebista "menor" politicamente.
Russi lembra que Janaina ocupou a vaga de vice-presidente por dois mandatos e que a função é considerada importante. Durante esse período, ela chegou a assumir a Presidência interinamente, na ausência do presidente Eduardo Botelho (União).
"Ela não pode novamente ser vice-presidente, a lei permite uma reeleição. E para presidente, há mais de 1 ano eu tinha o apoio dos 24 deputados, inclusive o dela. Para a Primeira Secretaria, foi feita essa composição. Outro cargo na Mesa, se ela quisesse, era para segundo vice ou terceiro vice, por exemplo, nenhum deputado iria se opor a isso, mas tenho certeza que, se ela assumisse um espaço desse, ela estaria diminuindo na Mesa Diretora", avaliou.
Russi afirmou ainda que, se estivesse na mesma situação que Janaína, iria preferir não participar da Mesa Diretora do que 'regredir' politicamente no comando da Casa. Ele lembrou ainda que outros deputados fizeram essa mesma opção.
"Estou dizendo que ela está como vice e só tem dois cargos maior que esse. O outro cargo que ela assumisse ela estaria caindo, seria uma derrota, ou uma perda de espaço na Mesa. Eu, no lugar dela, preferia não participar, como outros deputados que não quiseram, como Nininho [PSD], Dilmar Dal'Bosco [União], Carlos Avallone [PSDB], que poderiam compor a Mesa, mas preferiram não participar. A mesma coisa ela. Ela teria dois espaços, como vice não poderia, só restaria presidente e secretário. Fora isso, ela estaria regredindo", avaliou.
Janaina articulava há mais de ano para ser a primeira-secretária da Casa, numa candidatura amplamente apoiada pelos parlamentares. Porém, o Governo decidiu lançar o deputado Beto Dois a Um (União) ao mesmo cargo. Após longa negociação, Janaína recuou e o MDB emplacou o deputado Dr. João para a vaga, fechando consenso.
Ao comentar sobre o assunto, Russi ressaltou que Janaina tem grande projeção e possui um 'espólio político'. Ele ainda apontou que há um esforço para descentralizar as funções da Mesa Diretora, para dar mais protagonismo aos demais membros. Porém, vê dificuldades em arrumar um cargo 'à altura' de Janaina, especialmente pelo fato de ela ser a única mulher na Assembleia.
"A decisão de não participar é correta, a Janaina, onde ela estiver, vai fazer o mandato dela. O primeiro mandato ela não participou da Mesa, que foi no governo Pedro Taques. Se pegar os demais cargos na Mesa, não tem espaço algum. É só participação na Mesa mesmo. Agora vamos descentralizar e arrumar função para todos, mas não vejo tantas funções para todos. Entretanto tem algumas obrigações que dá para ser colocada. Agora, a dificuldade de se ter apenas uma deputada é mais difícil de se acomodar, teria que ser um cargo para o tamanho dela, mas que neste momento não teve esta condição", concluiu.