BAIXA AUDIÊNCIA: Cuiabanos não estão “ligados” em debates de presidenciáveis
BAIXA AUDIÊNCIA: Cuiabanos não estão “ligados” em debates de presidenciáveis
|
18/08/2018 - 09:39
debates
Por Mário Marques de Almeida
Um fenômeno se obeserva nestas eleiçoes: a baixa audiência dos debates entre presidenciáveis que estão sendo promovidos pelas redes de TV.
Quer seja pelo horário elevado em que são transmitidos esses programas ou, talvez, por descrença na classe política, o fato é que a grande maioria dos mato-grossenses, a exemplo do que deve estar ocorrendo com os brasileiros em geral, ao menos por enquanto, não está “sintonizada” nesse tipo de discussão.
Se o leitor tiver dúvida disso, faça um teste: pergunte a seus vizinhos, amigos ou colegas de trabalho, se eles já assistiram, nestas eleições, a algum desses debates. A resposta, via de regra, vai ser “não”.
Foi o que fez a reportagem do Página Única que, na manhã deste sábado (18), esteve na Feira do Porto e na Praça Alencastro, dois pontos de aglomeração tradicionais e por onde circula muita gente, e conversou com cerca de 30 pessoas – um universo pequeno, pode-se alegar, mas que já dá um indicativo -, e todas as pessoas, sem excessão, afirmaram que ainda não tinham assistido nenhum desses debates.
Algumas, cerca de cinco ou seis, informaram que sabiam do debate,inclusive o transmitido pela TV Bandeirantes, na noite de ontem (17), mas não assistiram “porque já estavam com sono”.
“Quando passa, é muito tarde e já estou dormindo”, disse um senhor que tomava seu café em um bar em frente à Praça Alencastro, na companhia de outro amgo. Ambos aposentados que, disseram, marcam “ponto”, de segunda a segunda, naquele logradouro da Capital.
No geral, a alegação para não ter assistido nenhum desses programas é quanto ao horário ou sobre “eu nem sabia qe ia ter isso”, conforme informou a funcionária de uma farmácia, no mesmo local.
Já na Feira do Porto, o desconhecimento e a falta de interesse por esste tipo de programação, segundo a reportagem pode observar, ainda é maior.
De acordo com especialistas, o interesse da população só vai estar mais focado no desenrolar da campanha eleitoral, cerca de 10 dias antes do pleito, que acontece no próximo dia 7 de outubro.