UFMT mantém bonificação de 15% para alunos do ensino médio de Mato Grosso
|
06/12/2024 - 16:19
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) decidiu, em sessão realizada na manhã desta sexta-feira (6), manter a bonificação de 15% na nota do Enem para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em Mato Grosso. A medida é válida para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2025 e busca minimizar impactos causados pela revogação abrupta da bonificação em 2023.
A decisão foi influenciada pelo voto do conselheiro Emanuel Dominic, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que enfatizou a necessidade de transição para evitar prejuízos aos estudantes. “Uma mudança nas regras no meio do jogo gerou insegurança para milhares de alunos. O Consepe respondeu respostas ao contexto”, afirmou.
A bonificação, aprovada inicialmente em 2023, havia sido revogada no final de 2024 pela Reitoria, com base em recomendações do Ministério da Educação (MEC) e uma decisão não vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF). O ato gerou protestos e mobilização de pais e alunos, resultando em quase 5 mil assinaturas para reconsideração da medida. A decisão do Consepe atende a essas demandas, permitindo sua aplicação ao processo seletivo atual.
Além de oferecer o benefício, a UFMT estipula critérios específicos para sua solicitação, como comprovação de residência e estudo em Mato Grosso ou em áreas próximas aos seus campi. As inscrições para o Sisu 2025 serão abertas em 22 de janeiro, com resultado previsto para 30 de janeiro, consolidando o benefício aos candidatos aprovados.
A medida reforçará o compromisso da universidade em garantir a justiça e a inclusão no acesso ao ensino superior, mesmo diante de desafios jurídicos e administrativos.
INFORMAÇÕES G1