Abílio isenta Stopa e cobra responsabilidade de empresa por descarte irregular de entulho
|
28/12/2024 - 22:00
O prefeito eleito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), afirmou nesta sexta-feira (27) que não acredita na responsabilidade direta do atual vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) pelo descarte irregular de entulho nas imediações do Mercado do Porto, fato que levou à prisão de Stopa na quinta-feira (26). Segundo Abílio, a responsabilidade recai sobre os engenheiros da empresa terceirizada contratada para a obra no local.
Abílio ressaltou que o vice-prefeito não teria autorização direta para o descarte, informando que o responsável seria algum engenheiro da empresa contratada para o serviço. “Eu acho pouco provável que o secretário tenha ordenado. Muitas vezes, o próprio engenheiro tomou a decisão de fazer o descarte ali. A Dema tem que penalizar o dono da empresa para que ele possa responder por isso”, declarou Abílio à imprensa.
A denúncia foi conduzida à Delegacia de Meio Ambiente (Dema) na quinta-feira (26) e liberada após audiência de custódia. Abílio admitiu ser o autor da denúncia, mas defendeu que a prisão de Stopa segue o cumprimento da lei. “O secretário de Obras é o responsável direto, foi orientado e deve indicar os responsáveis.” Esse tipo de descarte não pode ser aprovado pela Prefeitura”, afirmou.
Além disso, Abílio cobrou do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que está no final de seu mandato, uma ação antes do encerramento de sua gestão: “Notificar a empresa responsável pelo descarte irregular de entulho”.