Gusttavo Lima anuncia intenção de disputar Presidência em 2026 e agita bastidores da direita
|
03/01/2025 - 12:25
O cantor Gusttavo Lima surpreendeu o cenário político ao anunciar sua intenção de disputar a Presidência da República em 2026. A decisão pegou de surpresa aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, que até então acompanhavam os movimentos do sertanejo como possível candidato ao Senado.
Aliados de Bolsonaro avaliam que o anúncio pode ser uma estratégia política articulada com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, amigo próximo de Gusttavo Lima. Eles acreditam que o cantor estaria “preparando o terreno” para uma eventual candidatura de Caiado, caso o governador decida entrar na disputa, desde que o cenário político permita, como no caso de Tarcísio de Freitas não se candidatar.
Caiado, por sua vez, elogiou a possível candidatura do cantor e afirmou que sua entrada no debate político é legítima. “Eu respeito muito. Acho ótimo que ele contribua para o debate”, disse o governador, que esteve na luxuosa festa de aniversário de 35 anos do sertanejo, realizada em setembro de 2024, em um iate na Grécia.
Direita dividida e incertezas para 2026
A decisão de Gusttavo Lima trouxe incertezas para o campo da direita. Sem apoio de Bolsonaro ou de outras lideranças de peso, aliados avaliam que o cantor teria dificuldade em consolidar sua candidatura. Contudo, há quem veja no movimento uma inspiração no caso de outras personalidades públicas que, mesmo fora da política tradicional, buscaram espaço na disputa presidencial, como o empresário Felipe D’Avila e o coach Pablo Marçal.
Nos últimos anos, Gusttavo Lima esteve envolvido em investigações que o colocaram sob os holofotes, mas não apenas pelo seu sucesso musical. Em 2023, ele foi indiciado por lavagem de dinheiro e organização criminosa em um caso envolvendo apostas ilegais em plataformas digitais. Durante as investigações, uma ordem de prisão chegou a ser emitida enquanto o cantor estava em Miami, mas foi revogada no dia seguinte. O caso foi arquivado em 2024.
Para adversários políticos, especialmente na esquerda, a candidatura de Gusttavo Lima pode ser interpretada como uma tentativa de reforçar sua imagem e blindar-se de novas acusações judiciais, utilizando o discurso de perseguição.
A movimentação política de Gusttavo Lima gerou tanto burburinho que, nos bastidores, já foi criada uma música para representar sua possível candidatura. O tema reforçaria seu apelo popular e sua transição do palco musical para o palanque político.
O anúncio de Gusttavo Lima insere uma nova dinâmica na corrida presidencial de 2026, refletindo a tendência de nomes fora da política tradicional tentarem espaço em um cenário dominado por lideranças históricas e polarizadas. O impacto de sua candidatura, no entanto, dependerá da forma como ele conseguirá mobilizar seus fãs e conquistar o eleitorado.