Redação
Uma equipe de plantão da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 52m³ de madeiras transportados irregularmente, em Primavera do Leste (240 quilômetros, ao sudeste de Cuiabá). A apreensão ocorreu na tarde da última segunda-feira (27), durante uma fiscalização de rotina.
Conforme a PRF, a equipe abordou uma Scania/R 440 A6x4, que tracionava 2 semirreboques. A carreta realizava o transporte da madeira serrada em ripas, caibros e pranchas. Contudo, quando da identificação da carga, constatou-se que algumas essências, como muiricatiara-rajada (Astronium lecointei) e quaruba (Vochysia sp), não estavam identificadas no documento de origem florestal (DOF).
Em virtude da configuração do crime ambiental, e das infrações administrativas relacionadas aos órgãos ambientais, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Roubos e Furtos de Primavera do Leste/MT.
Em uma outra fiscalização realizada há uma semana, dois caminhões carregados com madeira ilegal foram apreendidos na BR-163, em Guarantã do Norte (721 quilômetros de Cuiabá). Na ocasião foram encontrados 45 metros cúbicos de madeira ilegal. Segundo a PRF, os motoristas dos veículos não tinham documentos obrigatórios para o transporte.
A apreensão ocorreu durante abordagem a caminhões pela rodovia. Aos policiais, os motoristas informaram que não tinham guias florestais das cargas. Foi informado pelos condutores que a madeira foi retirada do Pará e seguiriam para os estados do Paraná e Goiás.