Max Russi assume presidência da ALMT com promessas de proximidade com o cidadão e gestão eficiente
|
03/02/2025 - 11:37
O deputado estadual Max Russi (PSB) assumiu, nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, a presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Ele deixa o cargo de primeiro-secretário da Casa de Leis, onde se destacou pela economia de aproximadamente R$ 100 milhões, além de iniciativas voltadas para a inclusão social e transparência com o dinheiro público.
A minutos de tomar posse, Max Russi declarou que sua gestão será marcada por dedicação e diálogo com os demais poderes. "Vou me empenhar ao máximo e hoje se encerra um ciclo como primeiro-secretário, a gente conseguiu fazer uma gestão que deu resultado, fez entrega, devolvemos recursos e como presidente não vai ser diferente", afirmou.
Paranaense de Santo da Lontra, Max Russi começou sua trajetória política em Jaciara, onde se destacou desde jovem em ações sociais voltadas para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Sua atuação o levou a ser o vereador mais votado da cidade, em 2000, com 605 votos. Posteriormente, aos 23 anos, foi eleito prefeito de Jaciara em 2004 e reeleito em 2008 com ampla aprovação popular.
Seu trabalho nas causas sociais, na construção de moradias populares, na educação e na regularização fundiária ampliou sua influência política. Em 2014, Max Russi foi eleito deputado estadual com 20.690 votos e, durante o mandato, assumiu a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, onde implantou o programa Pró-Família, que beneficiou mais de 22 mil famílias carentes. O programa evoluiu e hoje é conhecido como Ser Família.
Reeleito em 2018 com mais de 35 mil votos, Max Russi se tornou um dos principais articuladores da Assembleia Legislativa, assumindo a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e a CPI do Ministério Público Estadual. Durante a pandemia, presidiu a ALMT e coordenou a criação de cinco postos de vacinação, onde mais de 590 mil pessoas foram imunizadas.
Em um dos momentos mais marcantes de sua trajetória, Max Russi chegou a assumir, por um dia, a cadeira de governador de Mato Grosso, ocasião em que sancionou a Lei Complementar nº 691, que criou a Delegacia Especializada de Roubo de Cargas. Em 2022, foi reeleito com mais de 70 mil votos, sendo o segundo deputado mais votado do estado, e continuou à frente da primeira-secretária da ALMT.
Agora, à frente da presidência da Assembleia, Max Russi reforçou o compromisso com a transparência e a proximidade com a população. "Muito diálogo, aproximando a Assembleia do cidadão e também o cidadão da Assembleia. Vamos fazer com que essa seja a Casa do Povo, uma Casa de muito diálogo, muita atenção, muito cuidado e trabalhando para melhorar", destacou o novo presidente da ALMT.