Governo brasileiro aguarda decisão oficial dos EUA sobre tarifas ao aço, diz Haddad
|
10/02/2025 - 10:53
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (10) que o governo brasileiro só se manifestará após uma decisão oficial dos Estados Unidos sobre a implementação de tarifas de 25% sobre as de aço e alumínio. O anúncio foi feito pelo presidente americano, Donald Trump, no domingo (9), como parte de uma estratégia para proteger a indústria siderúrgica dos EUA.
“O governo tomou a decisão de só se manifestar oportunamente com base em decisões concretas, não em anúncios que possam ser mal interpretados, revistos. Então, o governo vai aguardar a decisão oficial antes de qualquer manifestação”, declarou Haddad.
A tributação de 25% sobre o aço afetará diretamente o Brasil, que atualmente é um dos principais fornecedores de aço para os Estados Unidos. Em 2024, o Brasil exportou mais de 4 milhões de toneladas de aço para o mercado norte-americano, tornando-se o terceiro maior fornecedor de aço para o país, atrás apenas do Canadá e do México.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
Questionado sobre a possibilidade de antecipação de um projeto de tributação para as big techs, Haddad limitou-se a afirmar que o governo aguardará a orientação do presidente da República após as medidas serem inovadoras.
A medida de Trump faz parte de uma série de políticas protecionistas adotadas desde sua posse em janeiro de 2025. Até o momento, o presidente norte-americano anunciou taxas também para esses produtos do México, do Canadá e da China. No caso do México e do Canadá, houve negociações que suspenderam temporariamente as tarifas.
O governo brasileiro, por sua vez, prefere manter a cautela e aguarda uma decisão oficial dos Estados Unidos para definir os próximos passos em relação à medida.