Max Russi critica aumento de sessões na ALMT e defende o fortalecimento das comissões
|
10/02/2025 - 18:17
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), avalia que o aumento de sessões de uma para três dias por semana, não aumentará a produtividade dos parlamentares, uma vez que as sessões servem para debater o tema.
"Eu só vou fazer o que a maioria quiser, entendo que não é mais sessões que irão aumentar o trabalho, muito pelo contrário, o que faz o trabalho do parlamentar ser forte, o que dá voz à sociedade e permite que o cidadão fale é [o trabalho das] comissões. No plenário, nenhum cidadão, pelo regimento, pode se manifestar. Eu defendo que as comissões sejam fortes, eu defendo que as comissões sejam fortes e precisamos fortalecer esses trabalhos dos deputados. As sessões são o debate e votação de projetos", opinou.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
Russi cita inexistência de atrasos nos trabalhos da Casa. "Não temos nenhum requerimento, indicação e nenhum projeto de lei para ser votado. Vamos fazer oito sessões na semana ou 10, duas por dia? Vai ser só de debate? O que a socieidade ganha com isso? Agora, a comissão a gente leva um especialista na área debatida, uma referência e fazer um debate e através da comissão ser apresentado um projeto. Agora, essa história de mais sessões é um discurso fácil e bom, mas não é prático. Se vai aumentar ou aprovar um projeto a mais ou a menos? Nenhum", explicou.
Russi defendeu ainda que os debates sejam realizados nas comissões juntamente com a população. "Eu prefiro que as comissões tragam especialistas, técnicos, produtores, camponeses, cidadãos e os demais e façam o debate. Isso só ocorre nas comissões", conluiu.