Mauro Mendes prevê disputa interna na direita e esquerda pela sucessão de Lula e Bolsonaro
|
03/03/2025 - 10:53
O governador Mauro Mendes (União Brasil) avalia que, caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não sejam candidatos em 2026, seus respectivos grupos políticos enfrentam disputas internacionais para definir os sucessores. Segundo ele, enquanto a esquerda possui alternativas que não têm grande apelo popular, a direita conta com figuras ligadas a Bolsonaro que têm potencial para atrair votos.
“Pela direita, há muitos nomes, governadores e lideranças. Mas esse cenário continuará dominado por esses dois atores: Bolsonaro na direita e Lula na esquerda. Se nenhum dos dois for candidato, haverá grandes disputas. A esquerda brigará pelo espólio de Lula e a direita pelo de Bolsonaro”, afirmou Mendes ao Broadcast Estadão.
O governador também destacou a vantagem de Bolsonaro na mobilização popular, o que, segundo ele, representa um desafio adicional para a esquerda.
“Bolsonaro é, ao lado de Lula, a maior liderança política do país. Mas ele tem uma capacidade de movimentar e arrastar multidões que nenhum outro político consegue, nem mesmo Lula. É preciso olhar essa liderança com atenção e respeito, pois ela representa milhões de brasileiros”, disse Mendes.
Com a popularidade na baixa, Lula tem promovido mudanças nos ministérios e o PT busca fortalecer suas bases estaduais para viabilizar sua reeleição. Em Mato Grosso, lideranças da esquerda discutem estratégias para as eleições, mas, até o momento, não há entrega para lançar outro nome ao cargo.
Bolsonaro, por sua vez, é inelegível e atua nos bastidores para tentar reverter essa situação. Uma das estratégias discutidas pelos parlamentares aliados é a revisão da Lei da Ficha Limpa, sancionada durante seu próprio governo.
“Ele enfrentará dificuldades para ser candidato, mas o cenário político poderá mudar até 2026”, concluiu Mendes.