Moraes rejeita pedido de apreensão de passaporte de Eduardo Bolsonaro após solicitação do PT
|
21/03/2025 - 15:05
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido de apreensão do passaporte do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A solicitação, feita por parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT), foi arquivada após parecer da PGR, que não encontrou justificativa legal para a medida.
O deputado Rogério Correia (PT) afirmou que a intenção era impedir Eduardo Bolsonaro de retornar aos Estados Unidos, onde organizou uma campanha contra Moraes e buscou apoio político internacional. Segundo Correia, o ministro teria atendido ao pedido caso o voltasse parlamentar ao Brasil.
No dia 18 de março, Eduardo Bolsonaro anunciou que se licenciaria das atividades legislativas para prolongar sua estadia nos Estados Unidos. Ele entrou no país com visto de turista e já consultou advogados para tentar prolongar sua permanência.
A decisão de Moraes de arquivar o pedido gerou descontentamento entre deputados petistas, que acusam Eduardo Bolsonaro de agir contra a democracia. Enquanto isso, o parlamentar segue nos Estados Unidos articulando apoio político.
Com informações da CNN Brasil