Janaina e Fabio Garcia discutem por causa de emendas parlamentares
|
01/05/2025 - 15:00
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) e o secretário chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União) protagonizaram uma discussão por conta de pagamentos de emendas parlamentares.
Tudo começou quando Janaína rebateu a resposta de Garcia a sua fala na tribuna da Assembleia nesta quarta (30) cobrando tratamento igual entre os parlamentares no pagamento de emendas.. Ela aindao o acusou de receber emendas mesmo afastado da função de deputado federal. “Fala que o presidente Lula fazer isso com os deputados é uma consequência. Não é não, está errado, porque as emendas são da população. Se o senhor destinou como deputado federal, porque como secretário o senhor não poderia, mas como deputado federal as suas emendas precisam ser atendidas independente da sua posição político-partidária”, argumentou
Ela mandou o recado que fez sua retratação sobre sua fala considerada racista em falava 'suas negas', mas retirou do seu discurso dos anais da ALMT.“Eu fiz uma explicação sobre a necessidade de aprendermos cada dia mais sobre o letramento racial. Agora, eu não vi a mesma indignação dessas pessoas defensoras do combate ao racismo quando o governador usou o tema caboclo, o termo caboclo que também também é um termo, é, racista”, disparou.
Isso era referente ao termo “não sou tuas negas”, Janaina acusa Fabio de estar se vitimizando e trazer para a discussão pessoas que não foram atacadas. Em seu vídeo, Fabio Garcia questionava se a deputada havia utilizado a frase se referindo a sua esposa e filhas. “Lamento muito o nível das discussões. Chegou a trazer esposa, as filhas, pessoas que eu tenho grande carinho e admiração pra essa discussão. Não fui eu que fiz isso, não fui eu que me vitimei. Ele está se vitimando e expondo pessoas que desnecessariamente participam dessa discussão, mas não deveriam e nem mereciam participar. O que discutimos aqui é de deputada para secretário e não envolvendo família, amigos e tudo mais. Aliás, eu achava que era meu amigo, mas infelizmente o poder faz coisa com as pessoas, não sei como eu ainda me impressiono, mudem muito. São capazes de mudar completamente de um dia para o outro por conta da ganância e do poder, na ânsia de ficar puxando o saco”, finalizou a deputada.
Janaína gravou hoje(1) novo vídeo dizendo que seu objetivo era que fosse “tratada como os outros deputados” e não com “preferência com relação a ninguém” referente ao pagamento de sua emendas parlamentares.