O técnico de enfermagem Hélcio José dos Santos, de 53 anos, encontrado morto na segunda-feira (21), dentro do Hospital Metropolitano de Várzea Grande, foi filmado pelas câmeras de segurança indo até a farmácia da unidade e pegando um medicamento, pouco antes se seguir até o banheiro do local onde foi encontrado morto, mais de 20 horas depois.
A confirmação das imagens e fatos foi feita pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, em entrevista concedida nessa terça-feira (22), no Palácio Paiaguás.
“As câmeras mostram que, na noite anterior, às 19h30, ele saiu da UTI e foi até uma farmácia dentro do hospital, pegou um medicamento e foi até o banheiro”, disse Gilberto.
Segundo Figueiredo, havia várias seringas próximo ao corpo da vítima, indicando que ele aplicou algum tipo de medicamento na veia, atitude que pode tê-lo levado à morte.
“No ambiente existia, inclusive, a presença de seringas, mas nós não conseguimos ainda detectar qual foi o fator.”
O secretário também afirmou que todas as providências já foram tomadas pelos órgãos competentes para identificar a causa exata da morte e até o momento o caso está sendo investigado.
Durante a entrevista, Figueiredo também fez questão de enfatizar o cuidado com a saúde mental, principalmente no caso dos profissionais da área da saúde que lidam frequentemente com situações traumáticas.
“Cada vez mais, saúde mental tem que ter uma atenção especial, inclusive nos profissionais da saúde que trabalham sob estresse, é uma profissão que desgasta bastante e é preciso ter uma atenção.”
“Não é algo novo, infelizmente, profissionais acabam a certos fatores levando a isso, mas estão apurando. Lamentável, sentimos muito, é o servidor de uma das empresas que presta serviço ao governo do estado, não é um servidor de carreira da secretaria, mas é uma perda lamentável”, concluiu o secretário.
Em nota a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou que o profissional atuava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e prestava serviços para uma empresa contratada pela direção da unidade de saúde.
(com ÚNICA NEWS)
Copyright © Todos os direitos reservados