Cinquenta e cinco municípios de Mato Grosso foram contempladas com novas moradias dentro do programa habitacional do Novo PAC, por meio do Minha Casa, Minha Vida. Somente Poconé, Confreza e Colniza terão 40 unidades cada. As outras cidades todas são 20 unidades cada.
Acorizal
Água Boa
Alto Boa Vista
Alto Garças
Alto Paraguai
Barão de Melgaço
Barão de Melgaço
Bom Jesus do Araguaia
Campos de Júlio
Canabrava do Norte
Canarana
Carlinda
Chapada dos Guimarães
Cocalinho
Colíder
Colniza 40
Comodoro
Confresa
Denise
Denise
Diamantino
Feliz Natal
Figueirópolis D'Oeste
Gaúcha do Norte
General Carneiro
Itiquira
Jangada
Juara
Luciara
Nossa Senhora do Livramento
Nova Bandeirantes
Nova Brasilândia
Nova Lacerda
Nova Marilândia
Nova Nazaré
Nova Olímpia
Nova Ubiratã
Nova Xavantina
Novo Horizonte do Norte
Novo Mundo
Novo Santo Antônio
Novo São Joaquim
Paranaíta
Paranatinga
Pedra Preta
Planalto da Serra
Poconé 40
Ponte Branca
Porto Alegre do Norte
Porto Estrela
Querência
Reserva do Cabaçal
Ribeirão Cascalheira
Ribeirãozinho
Rosário Oeste
Salto do Céu
Santa Cruz do Xingu
Santa Terezinha
Santo Afonso
São Félix do Araguaia
São José do Xingu
São Pedro da Cipa
Sapezal
Serra Nova Dourada
União do Sul
Vera
Vila Rica
Esse programa do Governo Federal, tem como meta assegurar moradia digna para famílias de baixa e média renda, com foco especial em municípios com até 50 mil habitantes. “Essa seleção vai atender municípios com população abaixo de 50 mil pessoas em todas as partes do Brasil. Em todo esse processo foram observados os requisitos técnicos de desenvolvimento urbano, econômico, social, entre outros itens, sempre com foco na qualidade de vida da população que vai ser beneficiada pelas novas moradias”, destacou o secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Augusto Rabelo. Cada município teve direito a inscrever apenas uma proposta e identificar um terreno viável para a construção do empreendimento.
Os municípios com propostas habilitadas e selecionadas terão até 10 de março de 2026 para reunir toda documentação necessária para a contratação (termos de compromisso na Caixa Econômica Federal).
O Novo PAC prevê não apenas a construção de novas unidades para famílias em situação de vulnerabilidade ou que precisam ser reassentadas de áreas de risco, mas também melhorias habitacionais, urbanização e acesso à infraestrutura essencial, como energia elétrica, saneamento, escolas, postos de saúde e transporte público.
O financiamento das moradias será feito com recursos federais repassados via Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) e Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), com execução coordenada pela Caixa Econômica Federal. Com a inclusão no programa, a prefeitura de Vera informou que a expectativa é de que as novas unidades habitacionais impulsionem a qualidade de vida das famílias beneficiadas.(COM GOV)
Copyright © Todos os direitos reservados