Deputado federal de MT questiona governo sobre avião russo usado para transportar armas que ficou 3 dias no Brasil

Deputado federal de MT questiona governo sobre avião russo usado para transportar armas que ficou 3 dias no Brasil Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Dois requerimentos foram protocolados pelo deputado federal José Medeiros (PL)  na Câmara dos Deputados para cobrar explicações do governo federal sobre o pouso e a permanência de uma aeronave russa que foi alvo de sanções internacionais por transportar armas para a Venezuela.

A aeronave ficou na Base Aérea de Brasília por três dias, entre os dia 10 e 13 de agosto deste ano. O cargueiro Ilyushin IL-76, matrícula RA-78765, é considerado estratégico para a logística militar da Rússia.

Segundo o parlamentar, a falta de explicações sobre o episódio é grave, sobretudo porque a aeronave tem histórico de transporte de armamentos e, após sair de Brasília, seguiu para a Venezuela e, posteriormente, para Cuba.

“Não há informações claras sobre o motivo da entrada do avião no país, sobre sua carga ou mesmo sobre os passageiros. Isso levanta suspeitas e ameaça a soberania nacional. Essa aeronave consta na lista de sanções por ter transportado armas da Rússia para a Venezuela em apoio ao regime do ditador Nicolás Maduro”, justificou Medeiros.

Por esse motivo, Medeiros pede esclarecimentos ao Ministério da Defesa e ao de Portos e Aeroportos, com participação da ANAC. Ele questiona se houve autorização formal para o ingresso no espaço aéreo brasileiro, quem autorizou o pouso, qual era a missão da aeronave, se houve desembarque de passageiros, tripulação ou cargas, e quais medidas foram adotadas para garantir transparência e cumprimento da legislação. (COM ASSESSORIA)