Chapa 1 traz propostas que visam apoio à carreira, valorização e expansão pelo estado

Chapa 1 traz propostas que visam apoio à carreira, valorização e expansão pelo estado ASSESSORIA


Facilitar o início de carreira, fortalecer a atuação dos profissionais no mercado mato-grossense, ampliar as oportunidades de conhecimento, e acima de tudo, defender a valorização da odontologia

A Chapa 1: CRO-MT No Caminho Certo, liderada pela drª Wânia Dantas, está percorrendo consultórios, visitando profissionais e já programando uma série de visitas a várias cidades de Mato Grosso para apresentar as propostas de trabalho para a nova gestão do Conselho.
“Nossa Chapa quer ampliar e fortalecer ainda mais a defesa da odontologia, mas acima de tudo, proporcionar apoio financeiro e de capacitação para os profissionais que estão chegando ao mercado, bem como àqueles que já estão atuando. Queremos um CRO ainda mais representativo, amplo e renovado”, defendeu a candidata.
São oito eixos de atuação: Apoio ao Início da Carreira: avançar com segurança, Valorização da Profissão: seguir no caminho certo, CRO-MT Mais Próximo: trabalho com transparência e presença, Capacitação: formação para avançar, Saúde e Segurança do Dentista: cuidar de quem cuida, Gestão e Empreendedorismo: fortalecer o caminho profissional, Comissões Técnicas: trabalho com responsabilidade e Parcerias Estratégicas: somar forças para avançar.
Entras as novidades estão linhas de crédito para jovens dentistas, o incentivo à presença de dentistas nos Conselhos Municipais de Saúde, adoção de novas tecnologias que facilitem o acesso dos profissionais aos serviços prestados pelo Conselho, ações de cuidado com a saúde mental dos profissionais, ampliar a oferta de cursos de capacitação e melhorar a estrutura das delegacias regionais no interior do estado.
“Nosso slogan traduz exatamente o resultado de um trabalho que vem sendo feito. O CRO-MT está no caminho certo, colhendo resultados inéditos e ainda assim, conseguimos avançar para novas e necessárias conquistas”, destacou.
CONHEÇA EM DETALHE CADA EIXO E CADA PROPOSTA:
Apoio ao Início da Carreira: avançar com segurança
- Facilitar linhas de crédito para jovens dentistas que desejam abrir seus primeiros consultórios ou investir em equipamentos.
- Implantar programas de mentoria profissional, conectando dentistas experientes a recém-formados para troca de conhecimento e suporte no início da trajetória.
Valorização da Profissão: seguir no caminho certo
- Fortalecer a mobilização da classe junto à Frente Parlamentar da Odontologia, garantindo mais representatividade e conquistas para os dentistas.
- Promover campanhas de conscientização social, ampliando a visibilidade da Odontologia com ações de saúde bucal em escolas e comunidades.
- Incentivar e apoiar a presença de dentistas nos Conselhos Municipais de Saúde, reforçando a importância da Odontologia nas políticas públicas.
CRO-MT Mais Próximo: trabalho com transparência e presença
- Implantar novas sedes regionais, como em Rondonópolis e Barra do Garças, para descentralizar os serviços e facilitar o acesso dos profissionais.
- Viabilizar um terreno para a sede da delegacia regional em Tangará da Serra, fortalecendo a estrutura local.
- Disponibilizar ferramentas digitais (app ou plataforma) para facilitar o acesso a documentos, cursos e informações do Conselho.
Capacitação: formação para avançar
- Expandir a oferta de cursos presenciais e online com certificação, garantindo atualização constante para os dentistas.
- Criar uma Comissão de Educação Permanente para receber e organizar demandas de capacitação solicitadas pelos municípios, agilizando o encaminhamento e execução.
- Instituir a Escola Superior da Odontologia, um espaço de excelência voltado para formação, atualização e desenvolvimento profissional.
- Em parceria com universidades, premiar os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que tragam contribuições relevantes para a Odontologia.
Saúde e Segurança do Dentista: cuidar de quem cuida
- Desenvolver um programa de apoio à saúde mental do dentista, com canais de escuta, orientação psicológica e prevenção do estresse ocupacional.
- Ampliar orientações e treinamentos sobre condições de trabalho, riscos ocupacionais e segurança nos consultórios.
- Criar um programa de empréstimo de instrumentais odontológicos doados por colegas, tornando a formação acadêmica mais acessível.
Gestão e Empreendedorismo: fortalecer o caminho profissional
- Promover workshops e ações voltadas à gestão de consultórios e clínicas, ajudando o dentista a empreender com segurança.
- Apoiar o projeto de isenção de alvarás municipais para cirurgiões-dentistas, reduzindo custos e simplificando a atuação profissional.
Comissões Técnicas: trabalho com responsabilidade
- Criar a Comissão de Biossegurança para oferecer suporte técnico e orientações sobre normas da Vigilância Sanitária, protocolos de segurança em faculdades e clínicas, além de simplificar trâmites burocráticos.
Parcerias Estratégicas: somar forças para avançar
- Firmar convênios com fornecedores e empresas para oferecer benefícios em materiais odontológicos, softwares e equipamentos.