MP quer que prefeitura faça previsão orçamentária evitando que a população volte a sofrer com a falta de remédios

MP quer que prefeitura faça previsão orçamentária evitando que a população volte a sofrer com a falta de remédios Prefeitura de Cuiabá

O promotor Milton Matos esteve com a secretária Danielle Carmona no  Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC) para verificar a distribuição de medicamentos da compra de R$ 59 milhões."É necessário que haja previsão orçamentária adequada para que o fornecimento seja regular, evitando que a população volte a sofrer com a falta de remédios. O Ministério Público acompanha, fiscaliza e orienta para que essa parceria resulte em melhorias reais”, disse ele.

Segundo Carmona, o empenho recente tem dado resultados expressivos. “Em 45 dias, avançamos de 50% para 82% de cobertura no abastecimento da rede. Com a chegada da nova remessa, nossa expectativa é sanar a falta de medicamentos básicos até o fim deste mês. Essa conquista é fruto de uma força-tarefa envolvendo gestores, equipes técnicas e apoio do Ministério Público”, afirmou a secretária.

O promotor Milton Matos, por sua vez, ressaltou a relevância do planejamento para garantir a continuidade da assistência.

A agenda contou também com a presença da vereadora Michely Alencar, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, e da secretária de Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona. “A saúde de Cuiabá viveu, por muitos anos, a dor da desassistência. Hoje, vemos resultados concretos de um trabalho que começou a organizar a casa. O próximo desafio é garantir que o estoque seja estável, permitindo às unidades trabalharem com previsibilidade. Essa conquista traz alívio à população”, pontuou.

A expectativa é que, com a chegada da nova remessa e a reorganização da logística de entrega, a rede municipal consiga manter estoques regulares em todas as unidades de saúde, garantindo à população cuiabana mais segurança e acesso ao tratamento adequado. ( COM PREFEITURA)