"PRATA DA CASA" NO PAIAGUÁS: Mauro formata seu governo com núcleo de nomes que já trabalharam com ele na prefeitura de Cuiabá
"PRATA DA CASA" NO PAIAGUÁS: Mauro formata seu governo com núcleo de nomes que já trabalharam com ele na prefeitura de Cuiabá
|
07/12/2018 - 02:15
RedaçãoDentro do que já era esperado e sem grandes novidades em termos de nomes fora do radar do próprio Mauro Mendes (Dem), o governador eleito anunciou ontem os primeiros cinco secretários que integrarão seu staff a partir do ano que vem. São pessoas da confiança do novo governador desde antes dele haver se elegido, que conhecem o seu estilo de trabalho, tanto assim que dos cinco nomes escolhidos, quatro atuaram com o democrata na Prefeitura de Cuiabá.
O único indicado que não se encontra nesse rol de ex-membro do staff de nomeados por Mauro Mendes quando este era prefeito da Capital é o empresário Mauro Carvalho, que já vinha sendo cotado para assumir a chefia da Casa Civil.Pelo novo formato, a Casa Civil virou “supersecretaria”, com a agregação de outras pastas, entre as quais o GCOM (antiga Secom), gabinete de comunIcação com status de secretaria e ficará, a partir de agora, sob o comando de Carvalho, funcionando como espécie de sub-secretaria.No entanto, mesmo nunca tendo particIpado diretamente da equipe administrativa de Mendes, o empresário Mauro Carvalho sempre atuou nas ampanhas do governador eleito. No meio político é considerado o amigo mais próximo do governador eleito .
Seguindo essa linha de trabalhar com a chamada "prata da casa", Mendes vai manter Marioneide Angélica Kliemaschewsk no comando da secretaria de Educação. A servidora atuou como secretaria de Educação em Cuiabá durante a gestão de Meuro Mendes, e em abril deste ano, assumiu a pasta estadual em substituição a Marco Marrafon, que deixou o primeiro escalão de Mato Grosso para disputar as eleições para deputado federal, e saiu derrotado das urnas..Outro nome que já pertenceu à equipe do novo giovernador é o vereador Gilberto Figueiredo (PSB), indicado para comandar a Saúde. O socialista ficou a frente da Secretaria de Educação da Capital praticamente durante todo o mandato de Mendes como prefeito, vindo a se desincompatibilizar da pasta seis meses antes da eleição para vereador.A pasta da infraestrutura ficará sob a responsabilidade do engenheiro Marcelo de Oliveira, o Marcelo Padeiro, que assim como Maioneide e Gilberto também atuou na Prefeitura de Cuiabá junto ao governador eleito.O delegado da Polícia Federal Alexandre Bustamante, por sua vez, irá assumir a Secretaria de Segurança do Estado. Ele atou no comando desta pasta na gestão do ex-governador Silval Barbosa (MDB), e na Prefeitura de Cuiabá chegou a ser o diretor da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) durante a gestão de Mendes."Esses nomes possuem conhecimento, confiança, capacidade de gestão, entendem do setor e acima de tudo eles têm a vontade de trabalhar para nos ajudar a enfrentar os enormes desafios da próxima gestão", ressaltou.PivettaO vice-governador Otaviano Pivetta (PDT). supervisionará os trabalhos desenvolvidos pelos secretários Marioneide Angélica Kliemaschewsk (Educação) e Marcelo Padeiro (Infraestrutura).
Fazenda
Outro secretário da gestão do governador Pedro Taques (PSDB), além de Marioneide, que deverá ser mantido no cargo é Rogério Gallo na Secretaria de Fazenda. Gallo entrou na equipe de Taques, mas sempre foi visto como um gestor com maior ligação e entrosamento com Mauro Mendes, com o qual também já trabalhou na prefeitura de Cuiabá, na função de procurador-geral.
Pascoal Santullo, que estava cotado para assumir a pasta, deverá ficar com a Secretaria de Planejamento e Gestão. Santullo, também é considerado do grupo mais próximo do governador eleito e foi seu secretário de Fazenda em Cuiabá.Os demais componentes do primeiro escalão estadual devem ser anunciados por Mauro Mendes já na próxima semana.