Mauro Mendes busca apoio dos deputados estaduais para tomar medidas "duras e amargas"
|
08/01/2019 - 18:56
maur mendes55
Redação
Em busca de apoio e entendimento com a AL para tomar medidas "duras" capazes de reverter o quadro financeiro de extrema gravidade do Estado, Mauro Mendes se reúne na manhã desta quarta-feira (9) com os deputados estaduais.
Diante do impasse a que chegou o Tesouro
o estadual pelo acúmulo de déficits, afetando não só o Executivo mas todo o conjunto de instituições que compõem o chamado aparelho de Estado, o agovernador Mauro Mendes (DEM) tem um encontro agendado no primeiro período desta quarta-feira (09) com os 24 deputados estaduais, ocasião em que retende fazer um balanço das finanças mato-grossenses.
A intenção do democrata é expor aos parlamentares as dificuldades financeiras que Mato Grosso vem enfrentando, e apresentar quais as medidas que serão adotadas daqui para frente, com o intuito de reverter este quadro que ele considera de extrema gravidade, mas que pode ser solucionado com medidas de austeridade que contemplem aumento da receita e controle dos gastos.A informação é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), que se reuniu com o governador na manhã de ontem, terça-feira (08), para debater os projetos de lei que serão encaminhados para a Casa de Leis. O deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM) também participou do encontro.Inicialmente, as mensagens seriam protocoladas na Assembleia na tarde de ontem. No entanto, o chefe do Executivo Estadual optou por enviar as propostas na quinta-feira (10), após a reunião com os parlamentares.Mendes quer conquistar a confiança e o apoio dos deputados para garantir a aprovação das mensagens que, segundo ele, visam garantir o equilíbrio fiscal do Estado.“Nós estamos vivendo um momento que o Estado chegou à beira de um colapso. Nós estamos com um rombo nas contas de quase R$ 4 bilhões, bem mais do que a gente esperava. Precisamos fazer um plano de recuperação do Estado, e isso vai levar tempo. Precisamos trabalhar em um plano de recuperação de receitas, para conseguir equilibrar as despesas ao longo de dois a quatro anos, e também em um projeto a longo prazo, para que daqui a oito anos em diante o estado possa ter capacidade de investimento”, disse Botelho.O encontro de Mendes com os parlamentares está marcado para as 11 horas no Palácio Paiaguás. “São leis importantes que serão debatidas com a Assembleia Legislativa e com os setores envolvidos, dentro da Assembleia. Lá é a Casa da Democracia, que representa todos os segmentos, e tenho certeza que serão aprovadas porque são imprescindíveis para tirar Mato Grosso do buraco”, completou.No total, serão encaminhados ao Parlamento Estadual quatro projetos de leis. Entre eles a reforma administrativa, a qual prevê a redução no número de secretárias e ainda o corte de mais de três mil cargos comissionados; o substitutivo da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019; e a proposta de reformulação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).“Esse projeto traz algumas alterações, sendo que a maior delas é a garantia de mais de R$ 500 milhões desse fundo arrecadado à Infraestrutura, coisa que não estava acontecendo anteriormente, porque o dinheiro arrecadado caía na Fonte 100 da Conta única e esse valor estava sendo utilizado basicamente para pagar salário ou até financiamento de Infraestrutura”, explica Mendes o projeto referente ao Fethab.Hoje, o Parlamento Estadual já retoma as suas atividades normais com a realização de duas sessões plenárias, sendo uma pela manhã e outra à tarde. Na oportunidade, serão apreciados vetos e outras mensagens que já se encontram em andamento na Casa de Leis.