- Home Page
- Cidades
- NOS PASSOS DE RONDON: Zé do Pátio quer resgatar civismo histórico da população rondonopolitana para ampliar polIticas públicas
NOS PASSOS DE RONDON: Zé do Pátio quer resgatar civismo histórico da população rondonopolitana para ampliar polIticas públicas
|
21/02/2019 - 21:34
VISTA
REDAÇÃO
A força mobilizadora da sociedade rondonopolitana, a par com o elevado e já reconhecido nível de politização de sua população fazem parte da história político-administrativo daquele município, fundado sob a égide e inspiração de um desbravador nato, o marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.
Imbuida desse ideal empreendedor de Rondon, a administração municipal lança um arrojado programa de política pública voltada para transformar a cidade em um exemplo de limpeza e asseio, que começa nos próprios quintais rondonopolitanos e culmina, principalmente, nas ruas, avenidas, praças, enfim, em todos os logradouros públicos.
"É uma meta ambiciosa, mas não impossível de ser executada, a partir do envolvimento da comunidade e contando com essa grande energia irradiadora do povo de Rondonópolis", enfatiza o prefeito Zé do Pátio.
Envolver a população de Rondonópolis para juntamente com o poder público melhorar a limpeza e o aspecto visual da cidade. Com esse objetivo, a prefeitura de Rondonópolis lançou, na tarde desta quinta-feira (21), o programa “Cidade Limpa”. O lançamento do programa Cidade Limpa contou com as presenças de autoridades políticas, representantes do poder judiciário, da sociedade civil organizada, lideranças do movimento comunitário e pessoas da comunidade.Em sua fala durante o evento, o prefeito Zé Carlos do Pátio convocou a população para participar desta iniciativa voltada para uma Rondonópolis cada vez mais limpa e bonita. Com quatro meses de duração, o programa desenvolverá no período ações práticas de conscientização e limpeza. O trabalho envolverá, além do público externo, todas secretarias municipais, Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) e Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear).“Precisamos unir todos para termos uma cidade mais limpa e mais bonita. O programa foi idealizado com este propósito. Convocamos, então, toda a sociedade para encampar essa luta para termos uma cidade com um aspecto visual melhor e ainda contribuir com a saúde da população”, destacou o prefeito.Ele observou que a prefeitura tem se esforçado para fazer sua parte. “Estamos fazendo a urbanização e o plantio de grama de espaços públicos em vários pontos da cidade. Uma ação que tem se mostrado efetiva. Percebemos, nos locais onde já foi feito, a tal prática tem sido inibida”, comentou o chefe do executivo municipal.O prefeito destacou, ainda, que o município está investindo mais de R$ 2,5 milhões na aquisição de equipamentos para os novos ecopontos, além de lixeiras e de bags para todos os órgãos públicos. “Além disso, estamos aumentando a fiscalização de terrenos baldios”, salientou. “Com a participação de todos, vamos mudar para melhor o visual da cidade”.Representando a Câmara Municipal, o vereador Roni Magnani, que ocupa a vice-presidência da mesa diretora da Casa de Leis, enalteceu a ação da prefeitura de Rondonópolis à conscientização da população, visando deixar a cidade mais limpa e também cuidar melhor do meio ambiente. “Pode contar com a Câmara, seremos parceiros desta iniciativa que chama a atenção para importância de manter a cidade limpa”.Presidente da Uramb, Nilza Siqueira parabenizou a iniciativa da prefeitura e convidou todos a vestirem a camisa do programa. “O movimento comunitário será parceiro. Podem contar conosco. Ter o bairro, a cidade que a gente quer, mais bonitos, mais limpos dependem da participação de cada um de nós, não só da prefeitura. Todos devemos vestir a camisa deste projeto”, frisou.