Duas fazendas de criação de gado em MT são autuadas pelo Ibama e a Funai por invadirem limites de terras indígenas
|
19/08/2019 - 22:29
fazendas2
REDAÇÃO
A ação realizada no Mato Grosso pelo Ibama e Funai autuou duas propriedades rurais com áreas que invadiam os limites da terra indígena Pequizal do Naruvotu, localizada no município de Canarana, em Mato Grosso. Segundo informações dos órgãos, foram embargados 6.310 hectares de terra, uma área regularmente desmatada para a criação de gado, impedindo a regeneração de vegetação nativa da Amazônia.
Uma das propriedades mantinha um rebanho de aproximadamente 4 mil bovinos dentro da terra indígena, em uma área de 2.181 hectares. Na outra, cerca de 1.400 hectares de vegetação secundária foram transformados em pastagem para cerca de 990 cabeças de gado.
As multas aplicadas aos dois casos somam R$ 17,9 milhões.
A exploração de terras indígenas para produção também é proibida por lei. Se os índios querem produzir em suas terras, podem fazê-lo em áreas definidas, mas não podem arrendar essas áreas a terceiros.
As infrações foram comunicadas por ofício ao Ministério Público Federal, que vai apurar as responsabilidades em âmbito criminal.
O Ibama não divulgou a identidade dos produtores que invadiram as terras. Esse tipo de autuação é o que mais tem incomodado o presidente Jair Bolsonaro, que diz reiteradamente que vai abrir as terras indígenas para exploração pelo agronegócio e mineração.