Sindicato de servidores do sistema agrícola do Estado propõe eleição conjunta de Senado e prefeitos
|
27/01/2020 - 13:12
urna47
REDALÃO
O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), que representa servidores do Indea e Intermat, enviou um oficio ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), Gilberto Giraldelli, solicitando mudança na data de eleição suplementar para o Senado Federal. Na última semana, o pleno do TRE definiu o dia 26 de abril para a realização do pleito suplementar.
A sugestão do sindicato é unificar a eleição ao Senado com as municipais de outubro de 202. A proposta visa reduzir gastos com pleito.
O sindicato colocou que o poder público tem enfrentado dificuldades financeiras. Entre elas, está o não pagamento da Revisão Geral Anual ao funcionalismo público.
“Em virtude da insuficiência financeira que o Estado de Mato Grosso se encontra, alegadas constantemente pelo Governo e com isso o não pagamento do RGA para os servidores públicos do Poder Executivo, sugerimos como proposta para minimizar os gastos da máquina pública, que a eleição suplementar para o Senado Federal ocorra na mesma data das eleições municipais, ou seja, em outubro de 2020”.
Para a presidente do Sintap/MT, Rosimeire Ritter, com isso, “além da medida diminuir o impacto financeiro do Estado, reduzindo gastos, também facilitará para os eleitores, tendo em vista que poderão cumprir com suas obrigações eleitorais numa única data”, afirma.
A diretoria do sindicato ainda propõe de que forma o recurso que pode ser economizado com a possível eleição em abril pode ser utilizado. “Sugerimos que o valor destinado para esta finalidade seja revertido para investimento na saúde, educação e segurança pública”, diz o documento.
RESPOSTA
O documento foi protocolado no TRE/MT na manhã desta segunda-feira (27.01). A diretoria do Sintap/MT aguarda resposta do presidente do órgão nos próximos dias.