Lula lidera no País, mas direita que começa a perder votos em MT lança “bolsonarista raíz” ao governo
Lula lidera no País, mas direita que começa a perder votos em MT lança “bolsonarista raíz” ao governo
|
30/11/2021 - 04:27
LULA39
Redação
Informações de diversas fontes dignas de crédito apontam o crescimento da candidatura de Lula em Mato Grosso, região onde as bases bolsonaristas se destacam, mas está ocorrendo também reviravolta política e eleitoral em cidades-polos como Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e principalmente em Rondonópolis, cujo prefeito, José Carlos do Pátio (SD), declarou recentemente apoio ao ex-presidente Lula e a decisão repercutiu, dentro e fora das divisas mato-grossenses, especialmente pelo fato que o município é visto como “Capital do agronegócio brasileiro”.
Rondonópolis sedia o maior terminal ferroviário da América Latina e estão instaladas no município representações de todas as grandes trades exportadoras de grão, nacionais ou internacionais, além de várias outras que grande porte que atuam na transformação e fornecimento de insumos para o setor agropecuário.
Paralelamente, numa espécie de causa efeito, em outro campo ideológico, forças da extrema-direita e da direita, que se intitulam “conservadores”, estão se arregimentando em torno de um dos principais “barões da soja”, o empresário rural Odílio Balbinotti Filho, com vistas a lança-lo como candidato a governador de Mato Grosso.
Esse grupo confia que a liderança de Jair Bolsonaro – que, aliás, vem despencando no País – seja ainda forte o suficiente no Estado, cuja economia é dominada pela agropecuária, para levar Balbinotti ao comando do Palácio Paiaguás.
O principal articulador desse movimento da extrema-direita mato-grossense e porta-voz do grupo, é o deputado federal José Medeiros (PODE). Durante o I Congresso Conservador de Mato Grosso, realizado neste final de semana em Sinop, confirmou a pré-candidatura ao governo do Estado do empresário Odílio Balbinotti.
“A direita bolsonarista está articulando um palanque forte em Mato Grosso para o presidente Bolsonaro, com candidaturas alinhadas com o campo conservador e defensoras da atual gestão federal. O processo decisório sobre a pré-candidatura de Odílio passou pelo presidente. Agora, temos de fato um nome alinhado com Bolsonaro e que defende os valores da família, da pátria e do livre mercado”, disse Medeiros à imprensa durante o Congresso Conservador.
O próprio Balbinotti esteve reunido com o presidente Bolsonaro, na semana passada em Brasília, para discutir o futuro político do estado. “Tive a oportunidade de estar com o presidente na última quinta-feira (25). Foi uma conversa muito positiva. Nesse momento, acho que já podemos falar em pré-candidatura, pois Mato Grosso precisa de uma alternativa de direita que possa trabalhar em sintonia com o governo federal”, afirma o empresário.
“Odílio Balbinotti Filho é alinhado com o campo conservador e tem grande experiência na área da gestão. Ele será um governador de resultados, que cumpre os compromissos e parceiro do presidente Bolsonaro”, ressalta Medeiros, que é vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal e pré-candidato ao Senado.
Além da pré-candidatura ao governo e Senado, as lideranças conservadoras estão articulando chapas para ampliar a representatividade na Câmara Federal e Assembleia Legislativa.