Afundado na crise da saúde, Emanuel Pinheiro diz que vai apurar mortes no Hospital São Benedito e decreta calamidade pública
Afundado na crise da saúde, Emanuel Pinheiro diz que vai apurar mortes no Hospital São Benedito e decreta calamidade pública
|
08/02/2024 - 18:45
emanuelpinheiro
Redação
São dois decretos assinados pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), nesta quinta-feira (8). Uma das medidas cria uma comissão para apurar o aumento no número de mortes no Hospital São Benedito em 2023 e o outro decreta estado de calamidade pública na saúde, diante do caos generalizado que toma conta desse setor, considerado vital para a população.
O prefeito concedeu uma entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (8) para informar sobre as medidas que serão tomadas pela gestão, após a análise dos relatórios "situacionais da Saúde do Município, entregues pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e do diagnóstico realizado pelos técnicos do Ministério Saúde", alega.
Falando sobre os decretos, em entrevista à imprensa local, Pinheiro disse que “tomamos uma medida que não era a que gostaríamos de tomar, mas ela é necessária, um remédio amargo para que possamos, em primeiro lugar, assegurar os tão esperados recursos para o SUS da capital do Estado de Mato Grosso, para viabilizar o cumprimento do TAC e para que possamos devolver à população cuiabana uma saúde pública digna, humanizada e de qualidade”.
Quanto ao decreto de calamidade pública é uma tentativa do prefeito para ver se consegue recursos financeiros do Governo do Estado de Mato Grosso e do Governo Federal.