Duplicação da BR-163 até Nova Mutum será concluída ainda este ano, diz Cidinho
|
18/03/2024 - 14:11
Reprodução
O presidente da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, afirmou nesta segunda-feira, 18 de março, que a duplicação da BR-163 entre Posto Gil e Nova Mutum será concluída até o final deste ano. A afirmação foi feita durante a entrega dos primeiros 15 quilômetros de duplicação na manhã desta segunda, com a presença do governador Mauro Mendes (União).
Em conversa com jornalistas, Cidinho explicou que as obras devem ganhar mais velocidade agora, pois duas empreiteiras estão trabalhando no trecho ao mesmo tempo, em sentidos opostos.
“Tem 10 meses que assumimos a concessão, praticamente, e já estamos entregando o primeiro trecho, o que para nós é muito importante. Na verdade, não é apenas 15 quilômetros. Na verdade, se torna 30, porque fizemos uma via lateral e refizemos uma via antiga”, disse.
“Agora nós vamos dar mais velocidade na obra. Temos essa construtora Sanches Tripolini indo no trecho de Posto Gil para Nova Mutum e tem a construtora Agrimat vindo no sentido contrário. Então, tem a expectativa de que até o final do ano a gente consegue entregar todo o trecho daqui de Posto Gil até a Nova Mutum”, detalhou.
O trecho entregue nesta segunda-feira faz parte do primeiro pacote de obras lançado pelo governo em junho de 2023, após assumir o comando da Rota do Oeste. O pacote completo prevê a duplicação até Nova Mutum, incluindo a construção de pontes e viadutos, além da recuperação total da pista antiga. A obra tem valor estimado em R$ 620 milhões.
Cidinho afirmou ainda que o objetivo da Nova Rota é cumprir a meta estabelecida pelo governador Mauro Mendes, de concluir a duplicação da BR-163 até Sinop antes do final de seu mandato, em 2026.
“A orientação do governador é trabalharmos para isso e até 2026 entregarmos todo o trecho de duplicação, não só daqui até Sinop como também do trecho de Rosário Oeste até Várzea Grande, e mais a Imigrantes”, afirmou.
Ainda nesta segunda-feira, está previsto o ato de assinatura da ordem de serviço para duplicação de mais 88 quilômetros da BR-163, no trecho entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. A estimativa é de que essa nova fase das obras tenha um investimento total de R$ 670 milhões.