Perri alerta: "Tempo significa vida" e cobra soluções urgentes para a saúde de Cuiabá
|
16/12/2024 - 16:31
O desembargador Orlando Perri, relator de audiências sobre a saúde pública de Cuiabá, expressou grande preocupação com a crise no setor durante reunião no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) nesta segunda-feira (16). Perri sugeriu a criação de mesas técnicas para buscar soluções rápidas, após relatórios apontados em irregularidades no sistema de saúde da capital.
"Vi com meus próprios olhos a superlotação do Hospital Municipal de Cuiabá, e os relatórios mostram diversas causas para o caos. criar atalhos rápidos, pois tempo significa vida", afirmou o desembargador.
Leia mais: Justiça alerta Abílio sobre risco de afastamento e possível intervenção na saúde em Cuiabá
Perri se referiu ao HMC, onde constatou pacientes em corredores, filas para cirurgias, falta de medicamentos e sobrecarga na equipe médica. A reunião contou com a presença do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e do prefeito eleito Abílio Brunini (PL), que discutiram medidas para enfrentar a crise.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Sérgio Ricardo, alertou sobre mortes já causadas pela situação, enquanto a futura secretária de Saúde, Lúcia Helena Sampaio, disse que será necessário "um exército" para resolver a crise. O atual secretário de Saúde, Deiver Teixeira, afirmou que o HMC está com 110% de lotação e que a saúde de Cuiabá tem um déficit mensal de R$ 20 milhões.
A Justiça segue monitorando a situação e reitera que medidas severas podem ser tomadas, inclusive a intervenção, caso o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) não seja cumprido.veja video