Paraná Pesquisas aponta Mato Grosso como um estado majoritariamente bolsonarista
|
24/05/2025 - 11:00
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas aponta Mato Grosso como um estado majoritariamente bolsonarista, onde a identificação ideológica à direita também é predominante. Há um forte alinhamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e resistência ao presidente Lula (PT).
A pesquisa diz que 60,4% dos entrevistados “jamais votariam” em um candidato ao Governo ou ao Senado indicado pelo petista. Outros 22,1% disseram que poderiam votar em um nome apoiado por Lula e 14,2% votariam com certeza. Já 3,3% não sabiam ou não opinaram.
De outro lado, 66,9% dos entrevistados disseram que “com certeza votariam” ou “poderiam votar” em um nome apoiado por Bolsonaro.
Na sequência, 32,7% disseram que votariam com certeza em um indicado seu e outros 34,2% afirmam que poderiam votar. 30,3% rejeitariam completamente a ideia. E 2,7% dizem não saber ou não opinaram.
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 11 de maio, com 1.540 eleitores, em 60 municípios do Estado.
Segundo a Folha de São Paulo, o instituto paranaense, que quase sempre aponta a liderança de bolsonaristas em levantamentos, tem contrato com o Partido Liberal.
Em 2024, segundo o jornal, recebeu R$ 2,7 milhões do partido de Bolsonaro.
O PL fez os pagamentos com dinheiro do Fundo Partidário, de acordo com balanço financeiro junto ao TSE, obtido pela reportagem da Folha.