Governador admite impasse e prevê nova solução para o Portão do Inferno

Governador admite impasse e prevê nova solução para o Portão do Inferno

O governador Mauro Mendes (União) afirmou nesta terça-feira, 24 de junho, que deve haver uma 'mudança de rota' nas obras do Portão do Inferno nas próximas semanas. O morro do ponto turístico ameaça quem passa o local, pois pedras estão se soltando e caindo na via. Inicialmente, foi cogitado fazer um retaludamento (cortar o morro, o afastando da estrada), mas a possibilidade foi praticamente descartada. Enquanto isso, moradores da região cobram soluções mais céleres.

O governador disse que os técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) informaram que devem ter uma solução técnica até o final deste mês. Conforme Mauro, o tipo de solo encontrado na região fez com que o governo reavaliasse a solução inicialmente proposta. O governador afirmou que não tem conhecimento de outras ações que podem ser feitas.

De acordo com o chefe do Executivo, após a empresa começar a limpar o local para iniciar as obras, identificou inconsistências nos estudos iniciais. Uma sondagem mais profunda foi feita no local, o que exigiu uma complexa operação para subir uma máquina até o topo do morro.

“Foi feita sondagem a partir do topo do morro para baixo, para ver a característica real daquela rocha ali. Isso fez com que nós entrássemos num projeto de revisão daquela solução inicial, se seria possível ou não a executar. Eu não tenho ainda essa resposta definitiva dos técnicos, que estão debruçado nisso já há alguns meses”, disse.

Ainda segundo Mauro, os estudos apontam que é quase impossível de prosseguir com o retaludamento. “Isso é uma análise muito técnica, não é uma decisão do governador, do secretário, é uma decisão técnica em função dessas novas sondagens que foram feitas”, completou o gestor.