O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), contestou a efetividade da ajuda prometida pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), para a desapropriação de áreas ocupadas por cerca de cinco mil famílias na região do Contorno Leste. Segundo Abilio, embora Fávaro tenha sinalizado o envio de R$ 18 milhões em emendas parlamentares, os recursos só seriam empenhados em novembro em 2026.
“Ele [Fávaro] me ligou depois, falou que vai empenhar em novembro para pagar no ano que vem, só que o pessoal tá sendo desocupado esse ano, acho que no próximo mês”, alertou o prefeito.
Na prática, o recurso só seria disponibilizado após aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e repassado entre fevereiro e março de 2026, quando a situação jurídica das famílias já pode estar definida e as remoções em curso.
Fávaro, por outro lado, tem defendido o compromisso com a destinação da verba, mas ressalta que o repasse precisa seguir as etapas da LOA e estar em acordo com os critérios de transparência. O ministro também condicionou a liberação à concordância formal da prefeitura.
Enquanto isso, a Justiça já reconheceu a posse legal dos proprietários das áreas, aumentando a urgência por uma solução concreta antes que as decisões judiciais sejam executadas.
Copyright © Todos os direitos reservados