Após acompanhar de perto os investimentos do Governo Federal voltados ao fortalecimento da agricultura familiar nos municípios de Campo Verde e Várzea Grande, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) esteve em Tangará da Serra para prestigiar a nova entrega de máquinas e equipamentos realizada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD). A ação integra o Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar em Mato Grosso e ocorreu na última sexta-feira (18), no Assentamento Antônio Conselheiro – Agrovila II, sendo que os municípios de Nortelândia e Nova Olímpia também foram contemplados.
Defensor histórico da reforma agrária desde a década de 80, o parlamentar elogiou a atuação de Fávaro, destacando os programas que vêm impulsionando a produtividade das famílias que vivem da agricultura familiar. “A reforma agrária não se faz apenas com a entrega de terras. É preciso garantir incentivos como linhas de crédito, insumos, equipamentos, maquinários e assistência técnica para suprir as carências e atender às necessidades do pequeno produtor rural”, afirmou.
“É um momento muito positivo e que deve ter continuidade. Também acompanhei o lançamento do Programa Solo Vivo, que vai transformar Mato Grosso e o país com parcerias estratégicas para a preparação do solo, garantindo um plantio adequado e colheitas mais produtivas. Hoje, já produzimos mais do que muitos outros estados. Se o grande produtor consegue, o pequeno também pode fazer a agricultura decolar”, destacou o deputado.
Durante o evento, Carlos Fávaro reforçou o compromisso do governo federal em atuar para a população, independente do viés partidário. “As políticas públicas precisam chegar à população que depositou um voto de esperança. Diversos programas do Ministério da Agricultura estão em andamento e todos os 142 municípios de Mato Grosso serão contemplados. Nosso foco é manter o diálogo e valorizar os produtores do campo”, pontuou o ministro, que destacou que foram mais de R$ 600 bilhões investidos no setor agropecuário, sendo R$ 89 bilhões destinados exclusivamente à agricultura familiar.
O ex-deputado federal e atual secretário da Presidência da República, Valtenir Pereira, destacou a competência técnica e os resultados obtidos por Fávaro, que abriu mais de 400 mercados para produtos brasileiros. Já, o prefeito de Tangará da Serra, Vander Alberto Masson (União), enfatizou a importância da união de esforços em prol do desenvolvimento rural do município. “Precisamos superar os desafios que o campo nos impõe. A presença do ministro Fávaro nos honra muito. Torcemos para que novas ações venham fortalecer ainda mais o nosso agronegócio”, disse o gestor.
Além de Wilson Santos, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso também foi representada pelo primeiro-secretário, deputado estadual Dr. João (MDB) - com base em Tangará da Serra - e pelos parlamentares Valdir Barranco e Gleice Santos, ambos do PT. A solenidade contou ainda com lideranças políticas de Nova Olímpia, Denise, Porto Estrela e Nortelândia, representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cooperativa Regional de Produção Agropecuária da Agricultura Familiar (COOPRAF), entre outras entidades representativas e convidados.
Copyright © Todos os direitos reservados