Estudantes fazem manifestação pedindo mais segurança no campus

Estudantes fazem manifestação pedindo mais segurança no campus O MATOGROSSENSE

Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizaram um ato público, para cobrar mais segurança no campus universitário, que fica na Avenida Fernando Correa da Costa, no bairro Boa Esperança, em Cuiabá. A manifestação ocorre após o registro de ao menos três casos de violência, em menos de uma semana.

O caso mais recente ocorreu na tarde de quarta-feira (30), quando uma aluna, de 19 anos, foi agarrada e beijada à força por um homem, dentro do campus.

De acordo com a Polícia Militar, a jovem estava no bloco do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), quando foi abordada pelo suspeito, que aparentava estar sob efeito de drogas.

Após seguir para outro bloco, ele voltou a se aproximar da universitária, oferecendo maconha.

Diante da recusa, ele disse “me dá um abraço”, e, antes que ela pudesse reagir, a agarrou e beijou seu pescoço à força.

Testemunhas, que presenciaram o fato, acionaram a segurança da UFMT e o suspeito foi detido e entregue à Polícia Militar.

A identidade do homem não foi divulgada.

Esse episódio, no entanto, aconteceu poucos dias após a morte de Solange Aparecida Sobrinho, 52 anos, que foi encontrada com sinais de asfixia e possível violência sexual, também dentro da universidade.

O crime aconteceu no dia 24 de julho, em uma construção abandonada dentro da universidade, a antiga Associação Master.

Solange Sobrinho não estudava na UFMT, mas tinha o costume de frequentar o campus.

Além disso, uma aluna, 23 anos, foi atacada por uma pessoa em situação de rua, na mesma semana.

Essa sequência de casos intensificou o temor e a insegurança entre a comunidade acadêmica, que, ainda na noite do dia 30, realizou um ato contra a insegurança no local.

Em caminhada, os manifestantes seguiram até o prédio da Reitoria.

Em nota divulgada anteriormente, a UFMT afiançou que tem investido em diferentes iniciativas e parcerias para ampliar a segurança em todos os campi da instituição localizados em Mato Grosso, incluindo, a instalação de mais de 200 luminárias novas, adesão ao “Vigia Mais”, programa do Governo do Estado bem como intensificado as rondas internas.

Além disso, a Secretaria de Direitos Humanos da UFMT iniciou um programa para realizar a abordagem e o encaminhamento para os serviços de atendimento das pessoas em situação de rua que passam pelo campus em Cuiabá.

Para oferecer suporte em situações como essa, a equipe de Segurança disponibiliza um canal de atendimento 24h por dia, pelo whatsapp (65) 3615-8065.