Veja quem é o biomédico responsável por fraudar exames e que foi preso

Veja quem é o biomédico responsável por fraudar exames e que foi preso ESTADÃO MATO GROSSO

O empresário Igor Phelipe Gardes Ferraz foi preso na manhã desta sexta-feira, 15 de agosto, no âmbito da Operação Contraprova. Ele é o responsável pelo laboratório Bioseg, que foi alvo da Polícia Civil de Mato Grosso (PJC) por fraudar exames e simplesmente descartar as amostras coletadas de pacientes — sem qualquer tipo de análise — e emitir laudos com resultados falsos. A fraude era praticada mesmo em exames delicados, como de HIV, sífilis, hepatites, covid-19 e toxicológicos.

A PJC com a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) cumpriu de 11 ordens judiciais, incluindo a prisão preventiva do biomédico e sócio responsável técnico pelo laboratório, interdição de três unidades da rede, suspensão de contratos com o poder público e proibição dos sócios de firmar novos contratos com entes públicos.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

Segundo as investigações, a empresa mantinha unidades em Cuiabá, Sinop e Sorriso, e atuava tanto com órgãos públicos, como Câmara Municipal e Prefeitura de Cuiabá, quanto com clínicas, nutricionistas, convênios e pacientes particulares.

Durante o inquérito, a Polícia descobriu que nenhum exame era, de fato, processado internamente nem enviado a outros laboratórios, como alegavam os responsáveis. As amostras eram simplesmente descartadas, e os resultados forjados pelo próprio sócio, que assinava os laudos como biomédico.

A investigação começou em abril deste ano, após denúncia feita à Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá, que resultou na interdição da unidade e prisão em flagrante do responsável técnico. Com a operação desta sexta-feira, o biomédico foi novamente preso, desta vez de forma preventiva.