Mais 15 leitos serão disponibilizados em hospital municipal de Rondonópolis
Mais 15 leitos serão disponibilizados em hospital municipal de Rondonópolis
|
23/09/2020 - 13:36
WhatsApp Image 2020-09-23 at 14.14.33.jpeg
O ‘afrouxamento’ da quarentena na cidade de Rondonópolis, resultou no aumento da procura de atendimento a pacientes não diagnosticados com o Corona Vírus (COVID-19). Deste modo, a prefeitura vai disponibilizar mais 15 leitos no Hospital Mary Cristyan da Silveira e Lima e aumentar o quadro de funcionários.
Inaugurado em maio deste ano, o novo hospital foi equipado com 50 leitos de internação e estabilização. No entanto, devido ao Covid, apenas metade deste total estava disponível pela falta de procura dos não infectados.
“Isso se deu, pois boa parte da população esteve em isolamento e preferiu se cuidar em casa, para não correr o risco de pegar o vírus. Hoje, com o afrouxamento, aumentou o número desta procura”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcus Vinícius das Neves Lima.
O titular da pasta ainda informou que a decisão de abrir mais 15 leitos foi para atender a demanda de atendimentos. “Decidimos por este número, pois é o que atende o momento. Conforme esta demanda aumente, vamos aumentar os leitos, assim como a equipe”, esclarece.
Além disso, mais 15 profissionais da área serão contratados para atuar no novo hospital, sendo cinco enfermeiros e dez técnicos de enfermagem.
Reforma recorde
Antigo hotel Lions na avenida de mesmo nome, o Hospital Cristyan Mary de Silveira Lima iniciou a reforma em fevereiro deste ano e teve a inauguração três meses depois. Um recorde de entrega no serviço público. A reforma custou R$ 432,5 mil com recursos próprios da prefeitura.
Com 1.344,5 metros quadrados de espaço, as instalações são totalmente climatizadas com quartos amplos e equipamentos novos. A sala de estabilização conta com estrutura de UTI, farmácia, respiradores, elétro, ultrassom, entre outros.
Um total de 84 colaboradores atuam no novo hospital, que funciona 24h ao dia. O lugar recebe pacientes que passam primeiramente pelas unidades de saúde, para serem internados por casos de média e alta complexidade.
Homenagem
O Hospital Cristyan Mary da Silveira e Lima carrega este nome em homenagem a acadêmica de medicina, que faleceu aos 28 anos, no dia 05 de julho de 1998. Ela era filha do médico cirurgião José Alves de Lima e Maria Vera Silveira Alves, antigos proprietários da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora das Graças. Lugar onde atualmente funciona o hospital municipal.
A homenageada nasceu em Curitiba (PR) no dia 15 de agosto de 1969 e estudava na Universidade Federal de Mato Grosso, no campus de Cuiabá-MT.
Confira as fotos abaixo: