POLOS OPOSTOS: Governador desfruta aprovação de 57% em Cuiabá, enquanto o prefeito é rejeitado por 51%
POLOS OPOSTOS: Governador desfruta aprovação de 57% em Cuiabá, enquanto o prefeito é rejeitado por 51%
|
18/10/2020 - 09:08
Redação
Enquanto o governador Mauro Mendes (Dem) desfruta da aprovação de 57% da população cuiabana, segundo aponta levantamento do Instituto Gazeta Dados, já o prefeito da Capital e candidato à reeleição, Emanuel Pinheiro, amarga a rejeição de 51% dos cuiabanos, de acordo com o mesmo instituto de pesquisa.
Conforme outra pesquisa divulgada recentemente, pelo Ibope, a rejeição a Emanuel Pinheiro seria maior e chegaria ao elevado patamar de 55%.
Mauro Mendes
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), é aprovado por 57% da população cuiabana, conforme mostra pesquisa do Instituto Gazeta Dados, realizada de 8 a 10 de outubro. Este percentual se refere à forma como Mendes vem administrando o Estado. Em relação ao governo, o democrata também possui avaliação positiva de 40%, apontada pela população considerando-se as indicações de boa e ótima.
No questionário, 37% dos entrevistados classificam a gestão do governador como boa e 3% como ótima. Outros 41% dos entrevistados como regular, 8% péssimo, 9% ruim e 2% não souberam ou não responderam. Na totalização dos índices, a avaliação positivada agregada do governador chega a 40%, a regular soma 41% e a negativa é de 17%.
Ainda sobre o questionamento em relação à forma de conduzir o governo, 33% afirmaram desaprovar a gestão e 10% não souberam ou não responderam a pergunta.
A pesquisa foi registrada com o número MT-02575/2020 na Justiça Eleitoral. A abordagem utilizada consistiu na aplicação de uma amostragem aleatória representativa da população de Cuiabá, com adequação espacial com base em dados do IBGE e do cadastro eleitoral do TSE.
A realização da pesquisa contou com uma amostra por quotas proporcionais às características da população, como zona residencial, sexo, idade, escolaridade e renda familiar. A amostra foi definida a partir de dados do eleitorado. Foram feitas mil entrevistas no período.
O intervalo de confiança estimado é de 95%. O que significa dizer que se fossem realizadas 100 pesquisas em 95 delas os resultados seriam iguais a estes. A margem de erro estabelecida é de 3%, para mais ou para menos. Isso indica que se um candidato aparece com 25% das intenções de voto, por exemplo, o intervalo considerado seria de 22% a 28%.
Gestão de Emanuel Pinheiro é reprovada por 51%
O Gazeta Dados também mensurou a avaliação e a aprovação do atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), que busca a reeleição este ano. A pesquisa revela que o atual prefeito é reprovado por 51% da população cuiabana.
Os entrevistados responderam à seguinte pergunta do questionário: “O sr. aprova ou desaprova a forma como o prefeito Emanuel Pinheiro vem administrando o município de Cuiabá?”. As respostas indicaram que apenas 39% da população aprova Pinheiro e 10% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Os resultados da pesquisa também não são bons para Emanuel quando o assunto é avaliação da gestão municipal. Ao serem questionados com a pergunta “Na opinião do senhor, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro está fazendo uma administração ótima, boa, regular, ruim ou péssima?”, 36% dos entrevistados responderam que a administração é regular, 20% classificaram como boa, 18% ruim, 17% péssima, 6% ótima e 3% não souberam ou não responderam.
O resultado agregado da avaliação aponta que 26% classificam a gestão como positiva, somando-se os percentuais de ótima e boa, 36% apontam como regular, 35% negativa e 3% não souberam ou não responderam. A margem de erro da pesquisa é de 3% e o intervalo de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral tem o número MT-02575/2020.
Com informações do site A Gazeta