TERRORISMO EM RODOVIA: Juiz federal em MT transforma em preventiva a prisão de dois bolsonaristas denunciados por atear fogo em caminhões durante ato antidemocrático de protesto
TERRORISMO EM RODOVIA: Juiz federal em MT transforma em preventiva a prisão de dois bolsonaristas denunciados por atear fogo em caminhões durante ato antidemocrático de protesto
|
24/11/2022 - 08:54
justiça federal
Redação
O juiz federal Jeferson Schneider, da 5ª Vara Federal Criminal em Mato Grosso, converteu em preventiva as prisões do produtor rural Olair Correia, 47, e Danilo José Ribeiro de Souza Pinto, 27, denunciados por atear fogo em dois caminhões na BR-163, no perímetro urbano de Sinop (a 500 km de Sinop), na última segunda-feira (21).
O crime ocorreu durante ato de protesto contra a eleição do presidente Lula. A ação dos militantes bolsonaristas se assemelha aos atentados terroristas.
“Isto posto, converto a prisão em flagrante dos investigados Olair Correia e de Danilo José Ribeiro de Sousa Pinto em prisão preventiva (arts. 310, inciso II, e 312, ambos do Código de Processo Penal)”, sentenciou o magistrado.
O juiz federal determinou também a quebra de dados telefônicos de Olair e Danilo com a finalidade de obter acesso aos registros e informações das comunicações e mensagens “de qualquer natureza, voz, texto e imagem, enviadas por qualquer meio ou programa, nos chips e nos aparelhos celulares”.
De acordo con a decisão, existem fortes indícios de que os homens participaram ativamente de movimentos antidemocráticos na cidade de Sinop.
O magistrado cita um vídeo gravado por Olair em que ele aparece às margens de uma estrada solicitando apoio financeiro para manutenção das atividades no local. Para o juiz, isso revela uma conduta premeditada, organizada, que tem como objetivo obstruir a livre circulação de pessoas e veículos no Estado de Mato Grosso.
“Diante dos fatos apurados já serem de conhecimento público e de interesse de toda a sociedade civil, levanto o sigilo dos autos, autorizando a publicidade desta decisão”, finalizou o juiz.