DIRETO PARA A CADEIA: Chegou avião que trouxe Anderson Torres de Miami para Brasília; ele será preso; Torres é ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e ex-secretário de Segurança do DF
DIRETO PARA A CADEIA: Chegou avião que trouxe Anderson Torres de Miami para Brasília; ele será preso; Torres é ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e ex-secretário de Segurança do DF
|
14/01/2023 - 03:43
Assim que desembarcou de um voo de Miami, por volta das 07,30h da manhã de hoje, Anderson Torres foi preso por agentes da Polícia Federal que aguardavam sua chegada. Ele foi conduzido para o 4º Batalhão da Polícia Militar, em Brasília, onde ficará provisoriamente.
Mais notícias
Ibaneis complica Torres. Foto da Assessoria de Imprensa do Governo do Distrito Federal
REDAÇÃO
Em depoimento prestado à Polícia Federal, nesta sexta-feira, o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, complicou a situação jurídica de Torres, por ter responsabilizado seu então secretário de Segurança por omissão no comando da pasta – fato que, de acordo com Ibaneis, facilitou o quebra-quebra promovido por terroristas de extrema-direita que invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.
Ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres foi filmado em Miami, nos Estados Unidos, no momento em que embarcava para o Brasil, na noite desta sexta-feira, 13. Nas imagens, ele aparece sendo escoltado por policiais norte-americanos.
Entenda o caso
Torres foi exonerado da secretaria de Segurança Pública do DF, cargo que assumiu depois de deixar de ser ministro de Bolsonaro, e teve ordem de prisão decretada por Alexandre de Moraes na terça-feira (10).
Direto pra cadeia
Com o retorno ao Brasil, Anderson Torres deve se entregar às autoridades e ser preso. O pedido de prisão de Torres, acolhido por Moraes, foi feito pela Polícia Federal.
Ele foi para os Estados Unidos dias depois da posse de Lula, um ato que Alexandre de Moraes considerou suspeito para tomar a decisão sobre o pedido de prisão.
Coincidência, ou não, Anderson Torres foi de férias para Orlando, mesma cidade para onde Jair Bolsonaro viajou um dia antes da posse de Lula para não passar a faixa presidencial.
Alexandre de Moraes
“As omissões do Secretário de Segurança Pública e do Comandante Geral da Polícia Militar, detalhadamente narradas na representação da autoridade policial, verificadas, notadamente no que diz respeito à falta da devida preparação para os atos criminosos e terroristas anunciados, revelam a necessidade de garantia da ordem pública”, afirma Moraes na decisão que determinou a prisão de Torres.
O ministro do STF também ressalta a entrada de 100 ônibus fretados em Brasília “sem qualquer acompanhamento policial, mesmo sendo fato notório que praticariam atos violentos e antidemocráticos”.