- Home Page
- Política
- MAIS DO QUE UM NOME: O Lula que desembarca em Rondonópolis a convite de Zé do Pátio representa uma marca forte, aqui e lá fora
MAIS DO QUE UM NOME: O Lula que desembarca em Rondonópolis a convite de Zé do Pátio representa uma marca forte, aqui e lá fora
|
27/02/2023 - 14:50
Foto da reunião entre Lula e Zé do Pátio, na Capital de São Paulo, em maio passado; no fundo, à esq a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann presta atenção no encontro
Por Mário Marques de Almeida
O protagonismo de Lula no cenário internacional é evidente e tende a se expandir. Pode até ser questionado em sua importância e dimensão, jamais negado!
Estados Unidos, Rússia, China e Europa, que se movimentam no topo do tabuleiro das relações internacionais, ora divergindo, ora convergindo, de acordo com seus interesses regionais e globais, em um ponto hoje mantêm consenso: um novo protagonista entrou no jogo complexo da geopolítica mundial.
Trata-se de Luiz Inácio Lula da Silva. Ele é atualmente o líder mais influente da América Latina. Goste-se dele ou não, Lula protagoniza fortemente nas questões internacionais. Em qualquer deliberação que envolva assuntos de política e relações entre países, ele, daqui para frente, será ouvido cada vez mais. Lula se impôs. E só não vê quem não quer.
Haja vista a opinião insuspeita de autoridades de primeiro escalão, da chancelaria russa, segundo as quais, a sugestão de Lula para a criação de uma espécie de força-tarefa internacional para elaborar propostas de acordo entre a Rússia e a Ucrânia, está sendo avaliada como importante contribuição para se chegar à paz entre as duas nações.
Apesar das campanhas odiosas que sofre internamente, a maioria desses ataques recheados de ofensas e palavrões chulos, o que demonstra que partem de gente desqualificada ressentida com a força da liderança de Lula, o fato é que ele faz uma articulação competente, tanto com as potências, como com países intermediários, mas também poderosos, a exemplo da Índia.
Tem o dom de sensibilidade política aguçada, típico de grandes estadistas e pessoas acima de seu tempo. Sabe se posicionar no momento certo, na busca de consensos, e mantendo soberano os interesses do Brasil nos encontros bilaterais ou multilaterais dos quais participa.
É carismático, tem uma história de vida fantástica de superação e usa esses atributos com maestria nas negociações.
O sucesso da “marca” Lula, hoje grife na diplomacia, não se 'fabrica" por fake news e robôs, é nato e também resultado da luta política do líder brasileiro, que preserva a humildade, sem perder a altivez institucional, indispensável ao exercício da liderança e influência que exerce.
VISITA
É esse Lula, feito Fênix renascido das cinzas, que desembarca em Rondonópolis, a convite do prefeito Jose Carlos do Pátio, no próximo dia 3.
O presidente da República visita a maior cidade do interior de Mato Grosso, para cumprir agenda que inclui a inauguração de um conjunto habitacional, denominado Celina Bezerra (mãe do ex-governador Carlos Bezerra) e uma creche, que leva o nome do neto de Lula, Arthur. Um menino falecido aos 7 anos quando o seu avô se encontrava preso em Curitiba.
A homenagem a Arthur foi a forma singela, mas comovente, encontrada pela administração rondonopolitana para perpetrar o reconhecimento pelos recursos e vários programas, nas mais diversas áreas, que Lula (e depois Dilma) carrearam para Mato Grosso e Rondonópolis, quando no exercício anterior da Presidência da República. Trata-se de um justo louvor de gratidão.
Acrescido do fato histórico que ocorre em uma cidade emblemática, repleta de simbolismo que carrega o carimbo e o selo de ser uma das principais referências do agronegócio brasileiro e o seu próprio nome rende homenagens ao Marechal da Paz, Cândido Mariano da Silva Rondon - um dos maiores desbravadores deste Hemisfério e vulto da História da Humanidade!
Fortes emoções, na Terra de Rondon!