- Home Page
- Política
- Ministro de MT comanda a maior agenda do agro no histórico das relações Brasil e China
Ministro de MT comanda a maior agenda do agro no histórico das relações Brasil e China
|
26/03/2023 - 19:30
agro
Redação
Sem a presença de lula, que não viajou por questões de saúde, Carlos Fávaro segue na China e cumprirá agenda do agro.Presidente brasileiro viajaria ao país asiático neste fim de semana, mas teve de adiar a agenda após ser diagnosticado com broncopneumonia e influenza nos últimos dias. Em busca de negócios e investimentos, cerca de 240 empresarios - a maioria do agro - fazem parte da delegação brasileira chefiada pelo ministro da Agricultura.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que é senador por Mato Grosso, já está em Pequim e deve cumprir toda a agenda prevista no tocante a temas ligados ao setor agropecuário e ampliação de mercados no gigante asiático e maior parceiro comercial do Brasil no mundo. E, nesse contexto, com ênfase para Mato Grosso, maior produtor nacional de soja e de gado de corte e que tem na China seu principal comprador externo. A programação do grupo de empresários que faz parte da comitiva também será mantida.
O presidente da China, Xi Jinping, desejou melhoras a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o presidente brasileiro cancelar a viagem ao país asiático por conta de um diagnóstico de broncopneumonia e de influenza. Em post numa rede social de Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, neste domingo (26), o líder chinês reiterou que espera que o encontro ocorra o quanto antes.
“No dia 26, o Presidente Xi Jinping enviou mensagem ao Presidente Lula, que adiou visita à China em razão da influenza e pneumonia, para lhe manifestar solidariedade cordial, desejar melhoras e dar boas-vindas a uma visita o mais cedo possível e em data oportuna para ambos lados”, disse Hua Chunying.
Lula estava com viagem marcada à China para sábado (25), mas foi diagnosticado com broncopneumonia dois dias antes, na quinta-feira (23), e precisou reagendar para este domingo. No sábado, o presidente constatou também a infecção viral por influenza A. O presidente, então, decidiu cancelar o encontro com Xi Jinping, sem uma nova data, após conversa com seu médico, Kalil Filho, e com a médica da presidência, Ana Helena Germoglio, que recomendaram que ele ficasse no Brasil e concluísse o tratamento.
De acordo com Germoglio, a decisão de adiar a viagem levou em conta o fato de que Lula está com uma doença viral, que pode ser transmitida, e também que uma viagem longa de avião poderia levar a um agravamento do quadro.
Infectologista diz que o presidente Lula está respondendo bem ao tratamento de pneumonia
A broncopneumonia é uma doença inflamatória nos pulmões causada por vírus, bactérias ou fungos ou pela inalação de substâncias que comprometam as estruturas pulmonares. Em alguns casos, a infecção causada por vírus e bactéria pode ocorrer ao mesmo tempo, como no caso do presidente.
Na agenda de Lula estavam previstos um discurso no Fórum China-Brasil de Desenvolvimento Sustentável, já na segunda-feira (27), e a reunião bilateral com Xi Jinping na terça (28).
Com o adiamento do presidente brasileiro, outras autoridades, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também cancelaram a visita à China.