MODELO: Lula elogia Mauro Mendes pela "coragem" de assumir obras de BR-163 e diz que iniciativa serve de exemplo para os demais Estados

MODELO: Lula elogia Mauro Mendes pela filas na br-163
REDAÇÃO O presidente Lula considerou corajosa e um exemplo para os demais Estados brasileiros a iniciativa do governador Mauro Mendes  (União) por formalizar nesta quinta-feira (4), no Palácio do Planalto, às 12h30, a assinatura da troca do controle acionário da Rota do Oeste e de trecho da BR-163 - rodovia federal repassada anteriormente à empresa privada, que não deu conta de expandir a obra ou sequer mantê-la em condições de trafegabilidade, mesmo cobrando pedágios nos trechos privatizados.  O Governo do Estado, por meio da MT Par, assumiu o BR-163 entre Cuiabá e Sinop.  A previsão é que o Estado invista R$ 1,6 bilhão nos dois primeiros anos para a duplicação e melhoria na trafegabilidade pela rodovia.  Em Mato Grosso, a Rota do Oeste assumiu a rodovia em março de 2014, com o compromisso de duplicar 453 quilômetros, nas regiões Norte e Sul do Estado. No entanto, apenas 120 km de duplicação foram entregues.  Em 2021, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Rota do Oeste chegaram a sinalizar a devolução amigável da concessão e uma nova licitação para a rodovia. No entanto, o prazo para finalização dos trâmites e início efetivo das obras de duplicação das estradas seria de, pelo menos, cinco anos. No início de 2022, o Governo de Mato Grosso apresentou uma solução inédita: por meio da MT Par, o Estado assumiria a concessão da rodovia, a fim de garantir que os investimentos necessários fossem realizados, em benefício à população. Em outubro de 2022, após aval do Tribunal de Contas da União (TCU), a ANTT e a Rota do Oeste assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), dando início ao processo de troca de controle acionário da empresa. À época, a solução do Governo de Mato Grosso foi considerada inovadora, não apenas pelo TCU, mas também pelo Ministério da Infraestrutura e por representantes de outros estados. O Espírito Santo, por exemplo, que sofre com a concessão da BR-101, estuda implementar a iniciativa mato-grossense.