Buzetti é contra a PEC da blindagem, diz que políticos buscam se proteger

Buzetti é contra a PEC da blindagem, diz que políticos buscam se proteger SENADO FEDERAL

Ao contrário dos deputados federais de Mato Grosso Coronel Fernanda (PL), José Medeiros (PL), Nelson Barbudo (PL), Rodrigo da Zaeli (PL), Gisela Simona (União) e Coronel Assis (União) ue votaram a favor da chamada "PEC da Blindagem",  proposta de Emenda à Constituição que pode beneficiar parlamentares contra qualquer pedido de investigação ou prisão por decisão da justiça, a senadora Margareth Buzetti(PP) repudiou a PEC.

 Os senadores Jayme Campos (União) e Wellington Fagundes (PL) ainda não se manifestaram. “Sou totalmente contrária à PEC. Ela fragiliza o Parlamento e passa à sociedade a impressão de que políticos buscam se proteger, independentemente da gravidade das acusações. Há crimes que não podem ficar à margem da investigação judicial. Esse tipo de blindagem coloca em dúvida o caráter e a responsabilidade dos representantes eleitos, quando, na verdade, precisamos dar o exemplo de transparência e compromisso com a justiça”, diz trecho da nota.

 

Buzetti diz que  entre os anos de 1988 a 2001 a medida esteve em vigor, e de cerca de 250 pedidos de abertura de processo criminal solicitados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), apenas um foi autorizado pela Câmara. “Será que isso é bom para a democracia?”, indaga ao final do texto.

 

A PEC foi aprovada na terça-feira (16) na Câmara dos deputados com 314 votos favoráveis e 168 contrários, agora o texto segue para o Senado.

 

A proposta estabelece que deputados e senadores somente poderão ser processados criminalmente após aval da Casa do parlamentar, Câmara ou Senado.

 

Apenas os deputados do MDB, Emanuelzinho e Juarez Costa foram contrários à proposta.(com GAZETA DIGITAL)