AL aprova mudança do VLT para BRT; modal "arquivado" serviu de esquema para roubalheiras em Mato Grosso
AL aprova mudança do VLT para BRT; modal "arquivado" serviu de esquema para roubalheiras em Mato Grosso
|
06/01/2021 - 13:16
assembleia
Redação
Encaminhado em regime de urgência pelo governador Mauro Mendes, a Assembleia Legislativa, na sessão matutina desta quarta-feira (6), por 16 votos favoráveis e dois contra, aprovou a mudança do VLT para o BRT. Por ampla maioria, os parlamentares acatararm os motivos para o gestor estadual "arquivar" definitivamente o modal sobre trilhos, que está paralisado há anos e serviu apenas para esquemas de roubalheiras do diniheiro público em Mato Grosso.
O aval dos deputados estaduais faz parte da estratégia do governador Mauro Mendes para conseguir alterar o contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF) com financiamento amarrado anteriormente na execução do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e cujos recursos, a partir de tratativas que o governo já está fazendo, possam ser alocados na implantação do BRT (Bus Rapid Transit). Considerado de construção mais rápida e com custos de implantação abaixo do VLT.
Os petistas Lúdio Cabral e Valdir Barranco foram votos vencidos. Na terça-feira (5), Lúdio pediu vista da proposta e consegui mais 24 horas para análise.
A proposta do governo do Estado é implantar o ônibus de trânsito rápido (BRT na sigla em inglês), para instalar corredores exclusivos de ônibus, além de aumentar a frota do transporte coletivo. Além do pedido à Assembleia Legislativa, o governador também solicitou autorização do Ministério do Desenvolvimento Regional para a troca.
Escolhido para melhorar a mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande para a Copa do Mundo de 2014, o VLT serviu para esquemas de roubalheiras do dinheiro público. As obras começaram em 2012.