Estado alerta que decisão de Emanuel Pinheiro de não adequar linhas de ônibus à rota do BRT irá causar “desperdício de dinheiro”
Estado alerta que decisão de Emanuel Pinheiro de não adequar linhas de ônibus à rota do BRT irá causar “desperdício de dinheiro”
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07/01/2021 - 04:30
PONTO DE ÔNIBUS
Redação
O prefeito Emanuel Pinheiro, seguindo em sua escalada de contrapor às decisões do governador Mauro Mendes, disse que não vai acatar a orientação do Estado que notificou a Prefeitura de Cuiabá a esperar os estudos sobre a rota do Bus Rapid Transit (BRT) antes de renovar contrato com empresas responsáveis pela frota de ônibus da Capital.
O estudo deve estar pronto em 90 dias e a espera é pedida para evitar gasto desnecessário de recursos.
Em dezembro de 2020, o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que iria desistir do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e implantar o BRT na cidade. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), acionou a Justiça para tentar impedir a mudança sem consulta a ele e ao prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB). Uma das ações já teve decisão negativa ao prefeito cuiabano.
Segundo a assessoria do Estado, o ofício com a notificação foi encaminhado na segunda-feira (4) e tem como base estudo técnico sobre as rotas do BRT, que terá linhas fixas. A rede de transporte público terá que ser readequada ao novo modal.
“Uma dessas ações consiste na elaboração do Plano Funcional onde, entre outros, será definida a nova estrutura das linhas de ônibus e o padrão dos veículos que deverão compor as frotas, tanto das concessões municipais em Cuiabá e Várzea Grande, bem como da concessão do sistema metropolitano Cuiabá-Várzea Grande”, consta no documento encaminhado à Cuiabá.
Além disso, a Secretaria de Infraestrutura explicou que o plano funcional da integração entre ônibus e BRT deverá prever algumas linhas com atendimento direto entre regiões distintas, usando a infraestrutura do corredor exclusivo em determinados trechos.
“Ou seja, parte da frota a ser renovada no âmbito das concessões atuais, tanto das Prefeituras quanto da AGER/MT, deverá dispor de carros com características distintas do modelo aplicado atualmente, quais sejam a adoção de veículos com piso baixo e com porta em ambos os lados, afim de operar simultaneamente dentro e fora dos corredores estruturais”, finaliza a nota técnica.